Carlos Pinto diz que a autarquia gostava de se sentir "motivada" para "talvez apoiar um pouco mais em função disso".
O Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Carlos Pinto, quer que o plantel do Sporting da Covilhã seja constituído por mais jogadores da região. O autarca reuniu com o presidente do clube, José Mendes, no final da semana passada e deu-lhe conta dessa pretensão.
"A Câmara gostaria de sentir-se motivada para talvez apoiar um pouco mais em função disso", disse o edil, embora ressalve que o subsídio camarário não está dependente do acolhimento desse pedido.
Carlos Pinto considera que os serranos "já têm hoje uma boa base de jogadores da região para esta época", adianta que as preocupações de ambas as partes foram "conciliadas" e garante que ficaram "completamente sintonizados nesse aspecto".
"De futuro, gostaria de no plantel haver quarenta ou cinquenta por cento de jovens que tenham sido formados na região", frisa o autarca. Carlos Pinto faz referência aos milhares de futebolistas em formação "da Sertã a Foz Côa" e não acredita que as outras regiões "tenham mais qualidade que nós". "O Cristiano não veio de Lisboa ou Porto, veio da Madeira. Eu creio que haverá ainda muitos Cristianos por surgirem", acentua.
Na óptica do presidente do município é preciso uma predisposição dos clubes e dos treinadores, "muitas vezes mais focados em profissionais que já conhecem e estes jovens não são motivados", lamenta.
"Há aqui um ponto de intercepção entre a política do clube e a motivação do próprio treinador. É preciso que se joguem estas duas circunstâncias para se obter uma posição mais acentuada de jogadores da região", refere Carlos Pinto.
Apoio anunciado até ao final do mês
Na reunião foi ainda discutido o apoio para a próxima temporada, que salienta não ser apenas em dinheiro mas também em infra-estruturas. O presidente do município informa ainda não estar decidida a verba a atribuir, anunciada até ao final do mês. No entanto, Carlos Pinto adianta ter gostado de ouvir o que a direcção do clube tinha para lhe dizer.
Questionado sobre o encontro, José Mendes nota apenas ter corrido "às mil maravilhas", sem adiantar pormenores. Sobre o pedido do autarca, o dirigente realça já existirem vários jogadores da região no plantel. "Foi uma bela reunião que julgo que pode dar frutos esta época desportiva", vinca Carlos Pinto.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Covilhã / Pinto / Carlos / Municipal / Sporting / região / Presidente / Câmara / jogadores / plantel
Entidades
Carlos Pinto / José Mendes / Cristiano / Pinto / Sporting da Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Falta de dinheiro na origem da decisão...
É o novo coordenador do futebol de formação...