NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Santa Casa vai a votos amanhã

2012-06-13

00:00    00:00

Uma única lista, liderada por Anabela Pinto, é candidata ao acto eleitoral.

Estão marcadas para amanhã, quinta-feira, 28, as eleições para os órgãos sociais da Santa Casa da Misericórdia de Belmonte, após no passado dia 5 de Maio esta acto ter acabado por ser suspenso após a única candidata à provedoria, Anabela Pinto, ter retirado a lista que estava a sufrágio. Anabela Pinto apresentou a única lista a sufrágio, que, contudo, tem algumas alterações em relação à que tinha apresentado em Maio.
Segundo fonte da lista contactada pelo NC, há "pequenas alterações" que se prendem com o cumprir "integral" do artigo 26, "para que não haja dúvidas".
Recorde-se que no início do mês passado, após quase três horas de discussão, a Assembleia Geral de irmãos da Misericórdia de Belmonte acabou por dar em nada. E o processo eleitoral voltou à estaca zero. A sufrágio apenas havia uma lista (A), liderada pela advogada Anabela Pinto, que acabou por nem ser votada, já que a candidata acabou por retirar a mesma quando os irmãos aprovaram por maioria a votação nominal de alguns nomes que integravam a mesma. Em causa, segundo o Provedor demissionário, João Gaspar, estava o não cumprimento dos estatutos da instituição. Ou seja, segundo ele, como alguns nomes que integravam a lista já estavam nos atuais órgãos sociais da Misericórdia deveriam ser primeiro votados individualmente, por se tratar de uma reeleição, e só depois poderiam integrar a lista.
No final, a candidata revelava a sua desilusão pelo desfecho final da reunião. "A instituição precisa urgentemente de seguir o rumo certo. E daí a necessidade das eleições, que não eram mais que uma transição. O Ministério Público impôs um prazo, que nós impusemos a nós próprios. Mas a eleição não pode ocorrer a todo o custo" afirmava ao NC Anabela Pinto. Já o Provedor demissionário, João Gaspar, dizia ter concordado com as eleições, mas "queria que fossem cumpridos os estatutos.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Casa / Pinto / lista / Santa / Anabela / Maio / única / amanhã / acto / Misericórdia

Entidades
Anabela Pinto / João Gaspar / NC / Assembleia Geral de irmãos da / Provedor demissionário

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Eleições intercalares na Boidobra em Julho

Na sequência da renúncia de toda a oposição, vai ser marcado novo acto eleitoral no final da primeir...

Câmara volta a apoiar Santa Casa

Amândio Melo promete olhar atento à aplicação de verbas camarárias...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL