NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Câmara volta a apoiar Santa Casa

2012-09-25

00:00    00:00

Amândio Melo promete olhar atento à aplicação de verbas camarárias.

A Câmara Municipal de Belmonte aprovou, há cerca de 15 dias, voltar a atribuir os subsídios à Santa Casa da Misericórdia. A autarquia, após um pedido de audiência da instituição, reuniu com a mesma e chegou à conclusão de que não havia impedimentos para que as verbas da autarquia não fossem transferidas para a Santa Casa. Recorde-se que o executivo liderado por Amândio Melo suspendeu, em 2010, os apoios à Misericórdia por não concordar com a forma como os mesmos eram geridos pela provedoria, então liderada por João Gaspar.
"Reunimos com a mesa, a pedido dela. Abordámos várias situações. O nosso grande problema, em relação ao passado mais recente, é que não concordávamos com a forma como estava a ser gerida a Santa Casa. Achávamos que os nossos apoios não estavam a ser direcionados para aquilo que era o apoio social" explica o presidente da Câmara de Belmonte, Amândio Melo. Por isso, os apoios acabaram por ser suspensos em 2010, mas "neste momento já não há razão para haver essa atitude. É uma mesa nova, que irá fazer o melhor que puder para defender os interesses da Santa Casa. Achamos que era justo repor os apoios. Vamos fazê-lo já este ano" assegura o autarca. Que, contudo, avisa: "Estamos cá para honrar os compromissos, mas vamos acompanhar como os fundos são aplicados."
Recorde-se que, a 28 de Junho, a instituição foi a votos, mas só a 11 de Julho, após o Tribunal Eclesiástico da Guarda se ter pronunciado sobre o acto eleitoral é que Anabela Pinto foi eleita a nova provedora da instituição, sucedendo a João Gaspar, que liderou a mesma durante três décadas. Era o fim de um processo eleitoral bastante conturbado, iniciado a 7 de Maio. Ainda em Julho, Anabela Pinto tomou posse, com a sua equipa, e logo nesse acto pediu, publicamente, o apoio à Câmara, bem como a reposição dos subsídios, para fazer frente à difícil situação financeira que a instituição atravessa. Agora, Amândio Melo assegura que a Câmara irá reiniciar os apoios, mas não confirma que as verbas de 2010 e 2011 possam ser repostas. "As alterações na instituição só aconteceram este ano, e é a partir desde ano que vamos reiniciar os apoios, nos moldes em que o fazíamos antes. No futuro veremos se se justificam outras intervenções. Mas isso também dependerá da gestão desta mesa. A situação é precária e tem uma tarefa difícil. Mas estamos optimistas" afirma.

(Mais informação na edição impressa desta semana)



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
Santa / Casa / Amândio / Melo / Câmara / Municipal / Misericórdia / verbas / instituição / Belmonte

Entidades
Amândio Melo / João Gaspar / Anabela Pinto / A Câmara Municipal de Belmonte / Santa Casa da Misericórdia

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Pais do Refúgio descontentes

A Associação de Pais da Escola do Refúgio quer que a Câmara comparticipe as despesas do ATL onde, at...

Santa Casa vai a votos amanhã

Uma única lista, liderada por Anabela Pinto, é candidata ao acto eleitoral...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL