NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Covilhã diz adeus à Taça da Liga

2012-10-16

00:00    00:00

Serranos eliminados nas grandes penalidades, em Coimbra.

De forma inglória, o Sporting da Covilhã foi, ao final da tarde do passado domingo afastado da terceira fase da Taça da Liga (em que já entram os grandes da Primeira Liga), ao perder em Coimbra, frente à Académica. Cai assim por terra um dos objectivos da época que poderia trazer alguns bons dividendos financeiros aos serranos.
Depois de, há mais de um mês atrás, numa brilhante exibição, o Covilhã ter ganho em casa à Académica por 2-0, no jogo da segunda mão, no final dos 90 minutos registava-se o mesmo resultado, mas a favor dos estudantes. Ou seja, ficava a eliminatória empatada. No desempate por grandes penalidades, cada uma das equipas apontou sete remates. Os academistas falharam quatro, os covilhanenses fizeram ainda pior, permitindo que o guardião Ricardo defendesse cinco penáltys.
Nos primeiros minutos, a Académica, que partia atrás do prejuízo, foi mais pressionante, teve mais iniciativa ofensiva, mas esbarrou sempre na bem organizada defensiva serrana. Logo nos instantes iniciais, Pedro Emanuel foi forçado a trocar dois jogadores, por lesão (Hélder Cabral, que deu o seu lugar a Magique, que acabou por também ter que sair, dando lugar a Cleyton), mas mesmo assim a Académica manteve-se mais forte. Porém, o Covilhã, teve a melhor oportunidade de golo, à meia-hora, quando Edgar, na sequência de um canto, cabeceou para boa defesa de Ricardo. Quem não marca, sofre, e a velha máxima fez-se sentir logo no minuto seguinte, quando Edinho marcou para os estudantes, aproveitando uma bola solta no interior da área serrana. O Covilhã não tremeu, até passou a ganhar algum ascendente após sofrer o golo e aos 42 minutos, Fabrício desperdiçou mais uma oportunidade para empatar o encontro.
Na segunda parte, a equipa de Coimbra regressou mais forte, pressionando alto e evitando, assim, que o Covilhã pudesse criar perigo. Mas mais uma vez, ao minuto 61, Gilberto teve oportunidade de marcar, o que não aconteceu. Quem se mostrou 100 por cento eficaz acabou por ser Edinho, que ao minuto 72 empatou a eliminatória, ao marcar de cabeça após bom cruzamento de Marinho.
Cinco penáltys falhados
Com a eliminatória empatada, no final dos 90 minutos, foi-se para a marcação de grandes penalidades, e aí, Ricardo acabou por ser o herói. Cleiton marcou, para a Académica, Tarcísio também para os serranos; depois, Edinho marcou para os de Coimbra, mas Fabrício desperdiçou; Cissé permite a defesa a Jorge Batista, e Gaspar empata a dois golos. Depois, por várias vezes o Covilhã teve nos pés a hipótese de seguir em frente, já que pela Académica, sucessivamente, Rodrigo Galo, João Real e João Dias falharam as respectivas grandes penalidades. Só que, nem Ricardo Rocha, nem Filipe Fernandes, nem Egdar conseguiram enganar Ricardo. Nos decisivos remates, Makelele fez o 3-2 para a Académica, mas Paulo Grilo permitiu nova defesa a Ricardo.
O Covilhã está fora da Taça da Liga e no próximo domingo, 21, joga fora, de novo, na Pampilhosa, mas para a segunda eliminatória da Taça de Portugal.



Autor
NC

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
Covilhã / Académica / Ricardo / Taça / Sporting / Liga / Serranos / Coimbra / penalidades / minutos

Entidades
Ricardo / Pedro Emanuel / Hélder Cabral / Magique / Cleyton

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Faltou pouco para a primeira vitória fora

Covilhã empata nos Açores...

Leão volta a rugir

Primeira vitória caseira frente à Oliveirense...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL