NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Assembleia aprova empréstimo

2012-03-07

00:00    00:00

Autarquia contrai empréstimo de 693 mil euros, mesmo sem precisar.

A Assembleia Municipal de Belmonte aprovou, por unanimidade, na passada quarta-feira, 29 de Fevereiro, a contracção de um empréstimo por parte da Câmara, no valor de 693 mil 507 euros, que segundo o presidente da autarquia, Amândio Melo, servirá de "almofada" financeira para a realização de algumas obras no concelho.
O empréstimotinha sido aprovado no seio da autarquia, que explicava se relacionar com o rateio de 2011 da Administração Central à capacidade de endividamento das câmaras municipais. À autarquia belmontense tinha sido atribuído este valor, e embora não houvesse "certeza dessa necessidade", de contracção do empréstimo, a Câmara optou por fazê-lo numa operação de "engenharia financeira" de forma a "garantir financiamento para a eventualidade de não serem permitidos empréstimos bancários". A Câmara explica existirem alguns compromissos financeiros "muito significativos", como a construção do Lar de Caria, que já está em andamento, ou a adaptação do edifício do mercado municipal a academia gimno, bem como a construção de unidades de apoio de acolhimento para apoio á terceira idade, ainda sem financiamentos garantidos.
Amândio Melo explicou aos deputados que embora "não houvesse a necessidade" de pedir emprestado à banca, "pensamos que haja uma maior recessão este ano e assim garantimos uma verba, caso seja necessária, tendo em conta os investimentos que temos e não existindo garantias de verbas comunitárias". O autarca lembra que as verbas europeias foram esgotadas pelo município, porque "trabalhámos mais rápido, andámos um pouco à frente" e que para este empréstimo foram consultadas as seis entidades bancárias que operam no município. Acabou por ser aprovada a proposta da Caixa de Crédito Agrícola, por emprestar um valor quase idêntico ao do rateio e por ter "taxas mais atractivas". "Trata-se apenas de uma almofada financeira que nos permite avançar para algumas obras" explica o autarca.
O empréstimo, de médio e longo prazo, terá um prazo de amortização de cinco anos, em 28 prestações, com a autarquia a pagar de juros 203 mil 539 euros.
Pela bancada da oposição PSD, o deputado Acácio Dias, embora lembrando que este empréstimo não era urgente, disse que tratando-se de uma "engenharia financeira para obras" a sua bancada acabaria por aprovar.



Autor
João Alves

Categoria
Local Belmonte

Palavras-Chave
empréstimo / Assembleia / Autarquia / Câmara / Fevereiro / Belmonte / financeira / Melo / valor / Amândio

Entidades
Amândio Melo / Acácio Dias / Câmara / academia gimno / Caixa de Crédito Agrícola

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Câmara da Covilhã adere ao PAEL

Programa de ajuste financeiro do Governo. Oposição contesta...

Teatro-Cine já tem acordo

Câmara e proprietário acertam negócio...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL