NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Nova operação de substituição de dívida na Câmara

2019-05-15

00:00    00:00

Valor do empréstimo, a pagar em dez anos, é de 3,6 milhões de euros.

A Câmara da Covilhã conta, "até ao Outono", ter concluída uma nova operação de substituição de dívida, desta vez para saldar uma parcela antiga à EDP e o empréstimo de 2012 relativo ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). A autorização para a consulta às instituições bancárias foi aprovada na reunião privada da última sexta-feira, 10, com a abstenção de Paulo Rosa (DNC) e o voto contra de Maria José Madeira (CDS).

O valor global é de 3,6 milhões de euros, a pagar em dez anos, sendo que cerca de dois milhões se destinam a liquidar a quantia em falta à EDP, que remonta aos anos 70, e 1,5 milhões para pagar o empréstimo contraído em 2012, no âmbito do PAEL.

Segundo Vítor Pereira, presidente do município, em virtude da antecipação do pagamento acordado com a EDP, foi negociada uma redução de 40% do valor da prestação final, revista em 200, pelo que a autarquia tinha a pagar 3,1 milhões de euros e foi acordado 2 milhões e 78 mil euros, o que representa "uma poupança" para os cofres da autarquia no valor de 1 milhão e 17 mil euros, salienta o edil.

O presidente da autarquia explica que a operação não comporta qualquer acréscimo de encargos, pelo contrário. Significa a procura de juros mais baixos, reduzindo o serviço da dívida, "retirar mais uma carga que a câmara tinha", aumentando a folga na tesouraria e "a saída do plano de ajustamento" do PAEL, depois de serem pagos os correspondentes 1 milhão, 524 mil euros.

"Estamos a libertar a câmara de peias, de teias e de amarras para que possamos trabalhar com mais tranquilidade, com mais recursos financeiros, com mais serenidade e a pensar no futuro da autarquia e dos covilhanenses", salienta Vítor Pereira.

(Notícia completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local

Palavras-Chave
euros / milhões / PAEL / substituição / EDP / Outono / Valor / pagar / Covilhã / Programa

Entidades
Paulo Rosa / Maria José Madeira / Vítor Pereira / EDP / Programa de Apoio à Economia Local

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Câmara da Covilhã adere ao PAEL

Programa de ajuste financeiro do Governo. Oposição contesta...

Assembleia aprova empréstimo

Autarquia contrai empréstimo de 693 mil euros, mesmo sem precisar...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL