Valor do empréstimo, a pagar em dez anos, é de 3,6 milhões de euros.
A Câmara da Covilhã conta, "até ao Outono", ter concluída uma nova operação de substituição de dívida, desta vez para saldar uma parcela antiga à EDP e o empréstimo de 2012 relativo ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL). A autorização para a consulta às instituições bancárias foi aprovada na reunião privada da última sexta-feira, 10, com a abstenção de Paulo Rosa (DNC) e o voto contra de Maria José Madeira (CDS).
O valor global é de 3,6 milhões de euros, a pagar em dez anos, sendo que cerca de dois milhões se destinam a liquidar a quantia em falta à EDP, que remonta aos anos 70, e 1,5 milhões para pagar o empréstimo contraído em 2012, no âmbito do PAEL.
Segundo Vítor Pereira, presidente do município, em virtude da antecipação do pagamento acordado com a EDP, foi negociada uma redução de 40% do valor da prestação final, revista em 200, pelo que a autarquia tinha a pagar 3,1 milhões de euros e foi acordado 2 milhões e 78 mil euros, o que representa "uma poupança" para os cofres da autarquia no valor de 1 milhão e 17 mil euros, salienta o edil.
O presidente da autarquia explica que a operação não comporta qualquer acréscimo de encargos, pelo contrário. Significa a procura de juros mais baixos, reduzindo o serviço da dívida, "retirar mais uma carga que a câmara tinha", aumentando a folga na tesouraria e "a saída do plano de ajustamento" do PAEL, depois de serem pagos os correspondentes 1 milhão, 524 mil euros.
"Estamos a libertar a câmara de peias, de teias e de amarras para que possamos trabalhar com mais tranquilidade, com mais recursos financeiros, com mais serenidade e a pensar no futuro da autarquia e dos covilhanenses", salienta Vítor Pereira.
(Notícia completa na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Local
Palavras-Chave
euros / milhões / PAEL / substituição / EDP / Outono / Valor / pagar / Covilhã / Programa
Entidades
Paulo Rosa / Maria José Madeira / Vítor Pereira / EDP / Programa de Apoio à Economia Local
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Assembleia Municipal aprova, por maioria, acordo da Câmara com a Parqc para pagamento da dívida de 8...
Autarquia contrai empréstimo de 693 mil euros, mesmo sem precisar...