NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Dez anos a pagar estacionamento

2016-01-06

00:00    00:00

Assembleia Municipal aprova, por maioria, acordo da Câmara com a Parqc para pagamento da dívida de 8,5 milhões de euros.

Vão ser dez anos. Uma década. Em que, na Covilhã, a Câmara terá que pagar à ParqC a dívida relativa ao contrato de concessão do estacionamento na cidade, no valor de 8,5 milhões de euros. Mas que, com juros, ascenderá a mais de 11 milhões. Pagos em 120 prestações. O acordo já tinha sido selado entre a Câmara e a empresa na semana passada, e na última Assembleia Municipal de 2015, na passada terça-feira, 29 de Dezembro, o mesmo teve aprovação da maioria dos deputados municipais. Os representantes de PSD e Movimento Acreditar Covilhã (MAC) votaram contra. CDU absteve-se. Socialistas e presidentes de Junta deram o seu aval positivo.

Um tema controverso que aqueceu o final da extensa reunião (durou mais de sete horas), já que foi o último ponto da ordem de trabalhos a ser discutido. Vítor Pereira, autarca covilhanense, não tem dúvidas em classificar a dívida à ParqC como "o problema" do executivo neste mandato, aquele que representa maior peso financeiro, mas lembra que o herdou. Devido ao "incumprimento grave, reiterado, negligência grosseira" do seu antecessor, Carlos Pinto. Recorde-se que, em tribunal, a Câmara tinha sido condenada a pagar 8,9 milhões de euros. O executivo negociou com a empresa e chegou a acordo para saldar uma dívida de 8,5 milhões de euros. Mas até 1 de Setembro. Sem dinheiro para o fazer, e sem encontrar financiador, a Câmara passou a ter que pagar juros sobre esse valor, nos últimos quatro meses, e agora conseguiu a operação para que seja pago este montante.

Em traços gerais, Vítor Pereira explica que a ParqC irá ceder os seus créditos a dois bancos, a quem a Câmara pagará, em dez anos, o montante em dívida. Ou seja, em 120 prestações. As 36 mensalidades no valor de 30 mil euros, depois as restantes de 50 mil, sendo que a última será a de amortização de um valor mais elevado e da maioria dos juros. Cerca de dois milhões e 80 mil euros. Mais juros. Um total que rondará os quatro milhões de euros. "É um acordo melhor que o primeiro. Que apontava para 13 milhões de euros. Ou seja, menos dois milhões e meio, sensivelmente. E há um dado importante. Na anterior solução, era de arrendamento. Agora estamos em propriedade do silo" diz o autarca. Que assegura que a Câmara pagará "menos, e em menos tempo.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Câmara / milhões / euros / dívida / Parqc / pagar / Assembleia / Municipal / acordo / valor

Entidades
Vítor Pereira / Carlos Pinto / Câmara / PSD / Movimento Acreditar Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Assembleia aprova contas

Assembleia municipal aprova contas do município. Passivo é, nas consolidadas, de 130 milhões. Mas po...

Nova operação de substituição de dívida na Câmara

Valor do empréstimo, a pagar em dez anos, é de 3,6 milhões de euros...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL