Paulo delgado é ferrador de cavalos.
Na rádio há som dos "Red Hot Chili Peppers", mas nem assim Cohiba, uma égua que pertence a Paulo Delgado, se mexe. Está ali, quietinha, à espera que o seu dono, ferrador de cavalos de profissão, lhe "faça as unhas". O jovem, 35 anos, começa o seu trabalho, mas antes de iniciar qualquer sessão tem que haver música. "A música ajuda os cavalos, mas também a mim. Preciso de estar bem quando trabalho" explica este jovem de Silvares, que reside na Guarda.
Paulo é, por assim dizer, um jovem empreendedor invulgar. Porque criou o seu próprio negócio, não nas áreas hoje mais comuns, associadas a informática, telecomunicações ou novas tecnologias, mas sim com uma profissão antiga à qual muitos parecem querer fugir. Na região, diz, num raio de 100 quilómetros, deve ser ele e mais dois ou três, no máximo. Logo, um bom mercado para explorar devido à falta de quem cuide dos animais. "Faço isto há cerca de 18 anos. No princípio foi um part-time. Dediquei-me em exclusivo há 5 anos. Vi nesta actividade viabilidade e autonomia, sem ter que estar a trabalhar para outrem.
Começou por uma brincadeira, e depois passei a dedicar-me a tempo inteiro" explica Paulo. Para ele, foi a oportunidade de criar um negócio por conta própria. "Foi preciso algum empreendedorismo e correr alguns riscos. No início tinha algum medo de não conseguir vingar, mas está a correr bem. Não é um negócio excelente, penso que na conjuntura actual isso não existe, mas dá para viver" sustenta.
(Reportagem completa na edição em papel desta semana).
Autor
João Alves
Palavras-Chave
delgado / Red / Peppers / Cohiba / cavalos / Hot / Chili / Paulo / ferrador / jovem
Entidades
Paulo / Red Hot Chili Peppers / Cohiba / Paulo Delgado / Silvares
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Desempregados da Delphi com dificuldades em arranjar trabalho...
Médico colombiano faz serviço ao domicílio, em Belmonte...