Só faltam os acabamentos na futura pousada da Serra.
A reconversão do antigo Sanatório dos Ferroviários na Serra da Estrela em Pousada de Portugal prevê-se que esteja concluída em Fevereiro ou Março, adianta ao NC a ENATUR (Empresa Nacional de Turismo), responsável pela obra. "Caso não se venham a verificar mais imponderáveis, pensamos ter tudo pronto em meados do próximo ano", informa a ENATUR, que aponta Março como o mês provável.
Segundo a entidade responsável pela intervenção, os trabalhos estão na fase final. "Estamos em plena fase de acabamentos interiores e faltarão concluir os arranjos exteriores (plantações que aguardam condições climatéricas), bem como as ligações finais das redes de instalação de águas, esgotos, energia e telefones", adianta a ENATUR. Assim que o imóvel fique concluído, a intenção é que entre de imediato em funcionamento.
A obra foi adjudicada há dois anos à Soares da Costa, por 13 milhões e meio de euros. Embora o investimento global ultrapasse os 19 milhões e meio de euros, incluindo o mobiliário, equipamento e a recuperação da zona envolvente. Um investimento apoiado a 70 por cento pelo Programa Operacional Temático de Valorização do Território, no âmbito do Quadro Nacional de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O prazo de execução, 16 meses, já terminou. A intervenção sofreu alguns meses de atraso mas, embora no local continue a indicação de que a unidade hoteleira abre em 2012, só se prevê que abra ao público no final do primeiro trimestre de 2013.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Serra / ENATUR / Março / Sanatório / pousada / Empresa / Turismo / Ferroviários / Estrela / Portugal
Entidades
Soares da Costa / NC / ENATUR / Empresa Nacional de Turismo / Programa Operacional Temático de Valorização do Território
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Obras arrancam em 2011 após décadas de espera...
Obras decorrem a bom ritmo...