Foram ouvidos no Tribunal do Fundão.
Três homens, dois deles com antecedentes criminais e procurados pelas autoridades, foram detidos pela GNR na última quinta-feira, 6, em Pedrógão de São Pedro, por se suspeitar serem autores de vários furtos em quintas e hortas dos concelhos de Penamacor, Fundão e Idanha-a-Nova. Depois de presentes a primeiro interrogatório, no Tribunal do Fundão, dois ficaram em prisão preventiva.
O grupo, segundo a GNR, estava a ser investigado e a detenção foi feita num local isolado, no meio de um eucaliptal, onde estava acampado. Nas imediações do local foi encontrado muito material de origem ilícita que se encontrava espalhado, escondido e dissimulado entre a vegetação.
De bicicletas a jantes, geradores, pneus, aparelhos de soldar, baterias, rolos de arame farpado, fios e extensões eléctricas, fios de cobre, ferramentas, botijas de gás, antenas de televisão, material electrónico, rebarbadoras, martelos pneumáticos, arreios de animais, aspersores de rega, balanças, foi diversificado o material apreendido.
Carrinhas também apreendidas
A GNR do Fundão, que mobilizou 20 militares para a operação, apreendeu também duas carrinhas que se supõe terem sido utilizadas para o transporte do material furtado, uma delas com a matrícula cancelada. "As viaturas eram conduzidas por um dos indivíduos, que não possuía habilitação legal para conduzir veículos motorizados", salienta a o destacamento, em comunicado.
Os três homens, um com 54 anos, outro com 33 e um outro de idade não revelada, são suspeitos de nos últimos meses terem praticado vários crimes de introdução em lugar vedado ao público, dano em propriedade privada e furto qualificado.
Era nos momentos em que os proprietários estavam fora das quintas, nomeadamente nas horas de maior calor, que os indivíduos aproveitavam para arrombarem portões, cercas e se introduzirem nos locais, alguns deles assaltados mais que uma vez. De acordo com a GNR, grande parte dessas incursões resultaram em prejuízos de milhares de euros.
Autor
NC
Palavras-Chave
Fundão / GNR / Tribunal / Detidos / Pedro / Penamacor / Pedrógão / material / autoridades / quinta-feira
Entidades
GNR / Tribunal do Fundão / Pedrógão de São Pedro / Penamacor / Fundão
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
A GNR anunciou a identificação, na quinta-feira, 18, em Celorico da Beira, de dois homens e uma mulh...
Operação desencadeada na Covilhã, Boidobra e Teixoso...