Passam para a competência do Ministério da Educação.
No ano lectivo que agora se inicia a Câmara Municipal da Covilhã vai deixar de assegurar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) aos alunos do primeiro ciclo e deixar essa responsabilidade a cargo da Direcção Regional de Educação do Centro (DREC). O recrutamento de docentes para essa finalidade deixa também de ser competência da autarquia.
A informação foi transmitida na semana passada aos agrupamentos escolares e justificada com as restrições financeiras impostas pela Lei dos Compromissos, que só permite às autarquias efectuarem despesa quando a entrada desse montantes nos cofres estiver assegurada nos três meses seguintes.
"A DREC comunicou-nos que se não quiséssemos assumir esse encargo, eles nos substituíam. As Actividades de Enriquecimento Curricular vão ter lugar da mesma forma mas com o Ministério da Educação e os agrupamentos a controlar esse processo", justificou Carlos Pinto, presidente da edilidade covilhanense, na última sexta-feira, 7, após a reunião pública do executivo.
No último ano lectivo 90 professores, a leccionar no âmbito das AEC, estavam ao serviço do município, ao abrigo do quadro de transferência de competências do Governo para as autarquias. Doravante "a câmara não tem nada a ver com isso", realça Carlos Pinto.
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Centro / deixar / Passam / Municipal / Covilhã / Direcção / Regional / Educação / AEC / Actividades
Entidades
Carlos Pinto / Actividades de Enriquecimento Curricular / AEC / Direcção Regional de Educação do Centro / DREC
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
A Associação de Pais da Escola do Refúgio quer que a Câmara comparticipe as despesas do ATL onde, at...
Em 2011 a história pode ser diferente...