NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Aldeias do Xisto sem TDT

2012-01-04

00:00    00:00

As 27 localidades discutem o problema no Fundão.

A falta de cobertura pela Televisão Digital Terrestre (TDT) nas Aldeias do Xisto vai ser debatida no Fundão, na próxima semana, numa reunião com a PT e a Anacom, revelou esta semana o coordenador da ADXTur, Rui Simão. "Deverá sair da reunião uma solução para o problema", afirma à agência Lusa o coordenador da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto (ADXTur), indicando que os 15 municípios onde se localizam as 27 aldeias da rede também participarão no encontro.

A reunião deverá realizar-se na segunda-feira, no complexo Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, às 15 horas.

Segundo Rui Simão, a decisão de promover a reunião foi comunicada pela Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) à ADXTur. Em notícia publicada esta semana pelo jornal i, este responsável da ADXTur mostrou-se preocupado com a chegada da TDT, realçando que "quase todas as aldeias, das 27 que existem na rede, não têm cobertura da Televisão Digital Terrestre a não ser através do satélite". Depois de gastarem 30 milhões de euros nos últimos dez anos na recuperação de habitações das Aldeias do Xisto, incluindo o enterramento de cabos e a eliminação de antenas, estas povoações, visitadas por milhares de turistas nacionais e estrangeiros, "regressam de certa forma à estaca zero", afirma. "Nas 27 Aldeias de Xisto, as três mil habitações vão ter de instalar disco de satélite para a TDT", refere o i.

Em cada aldeia, "devem ser encontradas soluções colectivas", a fim de evitar a proliferação de antenas parabólicas nos edifícios, defende Rui Simão. Na sua opinião, "este é um caminho que deverá ser alargado a outras redes históricas", como é o caso do circuito das Aldeias Históricas, na Beira Interior, maioritariamente afectadas pelo mesmo problema da falta de cobertura da TDT.

Com sede no Fundão, a ADXTur integra 27 aldeias serranas dos distritos de Coimbra e Castelo Branco, abrangendo os concelhos de Arganil, Castelo Branco, Covilhã, Figueiró dos Vinhos, Fundão, Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oleiros, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Sertã, Proença-a-Nova e Vila de Rei.



Autor
NC

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Fundão / Aldeias / Xisto / TDT / Simão / ADXTur / Rui / reunião / Anacom / problema

Entidades
Rui Simão / Televisão Digital Terrestre / PT / Anacom / ADXTur

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Só metade dos carros continua na A23 após a introdução de portagens

Antes, eram nove mil viaturas por dia. Agora, cerca de cinco mil...

Comurbeiras aponta requalificação urbana, ferrovia e túnel como prioridades

Túnel que atravesse a Serra da Estrela deve ser prioridade...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL