NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Rito contra migalhas dadas ao Ourondo

2013-09-25

00:00    00:00

Autarca local diz que única lista candidata apenas tem gente de Casegas. Por isso,acredita que a população não vai votar.

Por considerar que o Ourondo foi marginalizado, por a única lista candidata à União de Freguesias de Casegas e Ourondo ser composta exclusivamente por pessoas da localidade vizinha, o presidente da Junta de Freguesia do Ourondo diz que as pessoas estão revoltadas e "dificilmente irão votar".
"O que sinto da parte das pessoas é que dificilmente irão votar", acentua José Rito, que contactou César Craveiro, o cabeça-de-lista da candidatura independente. Chegou a haver conversações e foi dito a José Rito para indicar o nome de uma mulher do Ourondo para ocupar o segundo lugar da lista e mais três ou quatro pessoas para a Assembleia de Freguesia.
Segundo José Rito, depois de reunir a Assembleia de Freguesia do Ourondo, os elementos entenderam estar a ser colocados numa situação de menoridade e entenderam ser "inaceitável" integrar a lista numa lógica de imposição, e não partindo de uma posição de igualdade.
"Eles colocaram-se numa posição cimeira em vez de se partir de uma base de igualdade. Eu mostrei disponibilidade para ocupar qualquer lugar, não faz é sentido oferecer umas migalhas", vinca o autarca do Ourondo, em declarações ao NC.
César Craveiro, da candidatura "Casegas – Pontes para o Futuro", explica ter tido a indicação que estavam a ser constituídas listas autónomas no Ourondo, mas assim que foi contactado por José Rito para criar um projecto conjunto, mostrou essa abertura.
O futuro presidente da Junta de Freguesia de Casegas/Ourondo acrescenta não existir a obrigação de listas com elementos de ambas as localidades.
"As pessoas de Casegas não impediram ou condicionaram a apresentação de outras candidaturas, nem tão pouco assumiram neste processo qualquer atitude de sobranceria, como se pretende fazer crer", realça César Craveiro.
Sobre a distribuição de lugares nota que Casegas tem mais 200 eleitores que o Ourondo e uma área seis vezes maior.
José Rito entende que os membros da lista "agiram de má-fé", por já terem a equipa definida antes do seu contacto, e considera estarem a querer imputar as culpas aos ourondenses. "Esta situação vai agravar as coisas", avisa José Rito.
César Craveiro adianta ter-lhe sido comunicada a intenção de a população do Ourondo boicotar as eleições de 29 de Setembro. "As pessoas para a Mesa estão indicadas. Agora, não sei o que vai acontecer", comenta José Rito.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Ourondo / Rito / José / Casegas / Freguesia / pessoas / Craveiro / lista / César / votar

Entidades
Autarca / José Rito / César Craveiro / União de Freguesias de Casegas / Junta de Freguesia do Ourondo

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Eleições intercalares na Boidobra em Julho

Na sequência da renúncia de toda a oposição, vai ser marcado novo acto eleitoral no final da primeir...

Covilhã vai a votos

Prazo para entrega de listas termina amanhã...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL