NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Rito contra migalhas dadas ao Ourondo

2013-09-25

00:00    00:00

Autarca local diz que única lista candidata apenas tem gente de Casegas. Por isso,acredita que a população não vai votar.

Por considerar que o Ourondo foi marginalizado, por a única lista candidata à União de Freguesias de Casegas e Ourondo ser composta exclusivamente por pessoas da localidade vizinha, o presidente da Junta de Freguesia do Ourondo diz que as pessoas estão revoltadas e "dificilmente irão votar".
"O que sinto da parte das pessoas é que dificilmente irão votar", acentua José Rito, que contactou César Craveiro, o cabeça-de-lista da candidatura independente. Chegou a haver conversações e foi dito a José Rito para indicar o nome de uma mulher do Ourondo para ocupar o segundo lugar da lista e mais três ou quatro pessoas para a Assembleia de Freguesia.
Segundo José Rito, depois de reunir a Assembleia de Freguesia do Ourondo, os elementos entenderam estar a ser colocados numa situação de menoridade e entenderam ser "inaceitável" integrar a lista numa lógica de imposição, e não partindo de uma posição de igualdade.
"Eles colocaram-se numa posição cimeira em vez de se partir de uma base de igualdade. Eu mostrei disponibilidade para ocupar qualquer lugar, não faz é sentido oferecer umas migalhas", vinca o autarca do Ourondo, em declarações ao NC.
César Craveiro, da candidatura "Casegas – Pontes para o Futuro", explica ter tido a indicação que estavam a ser constituídas listas autónomas no Ourondo, mas assim que foi contactado por José Rito para criar um projecto conjunto, mostrou essa abertura.
O futuro presidente da Junta de Freguesia de Casegas/Ourondo acrescenta não existir a obrigação de listas com elementos de ambas as localidades.
"As pessoas de Casegas não impediram ou condicionaram a apresentação de outras candidaturas, nem tão pouco assumiram neste processo qualquer atitude de sobranceria, como se pretende fazer crer", realça César Craveiro.
Sobre a distribuição de lugares nota que Casegas tem mais 200 eleitores que o Ourondo e uma área seis vezes maior.
José Rito entende que os membros da lista "agiram de má-fé", por já terem a equipa definida antes do seu contacto, e considera estarem a querer imputar as culpas aos ourondenses. "Esta situação vai agravar as coisas", avisa José Rito.
César Craveiro adianta ter-lhe sido comunicada a intenção de a população do Ourondo boicotar as eleições de 29 de Setembro. "As pessoas para a Mesa estão indicadas. Agora, não sei o que vai acontecer", comenta José Rito.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Ourondo / Rito / José / Casegas / Freguesia / pessoas / Craveiro / lista / César / votar

Entidades
Autarca / José Rito / César Craveiro / União de Freguesias de Casegas / Junta de Freguesia do Ourondo

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Pereira lamenta extremos na Boidobra

Autarca diz que impasse na Junta tem divergências de natureza pessoal...

Eleições intercalares na Boidobra em Julho

Na sequência da renúncia de toda a oposição, vai ser marcado novo acto eleitoral no final da primeir...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL