Presidente da Junta diz não fazer sentido trocar a Covilhã por "uma aldeia grande".
Dividida. Uns, a favor, outros contra. Alguns, indecisos. Enfim, o misto de sentimentos é mais que muito quando se confronta a população de Vale Formoso quanto à possibilidade da aldeia vir a passar para o concelho de Belmonte, uma intenção manifestada por um grupo de cidadãos que elaborou um abaixo-assinado com vista a essa ideia. "Não vejo vantagens", ou "é bom, já lá fazemos muita coisa", são frases que os populares expressam ao NC quando confrontados com essa hipótese. Ou seja, a população está dividida.
Na passada semana, o teor desse abaixo-assinado foi dado a conhecer publicamente, através de um jornal local. Nele, lembravam-se as relações de proximidade com o município belmontense, e criticavam-se várias situações na aldeia, como, por exemplo, a sua perda de população (tem pouco mais de 500 eleitores). Mas o NC sabe que existem várias motivações de várias ordens para esta intenção subscrita por 268 populares. Uma delas (e provavelmente a mais forte) é o facto de Vale Formoso ser uma das freguesias que irá agregar com a vizinha Aldeia do Souto, com quem mantém uma rivalidade secular. Há quem não encare isso com bons olhos e prefira então que esta freguesia possa "engrossar" o concelho belmontense. Fonte autárquica contactada pelo NC diz também que poderão existir motivações políticas com vista ao próximo ato eleitoral, a realizar em Outubro.
Confrontado com toda esta situação, o presidente da Junta de Freguesia de Vale Formoso, Arménio Matias, não se alonga em comentários. Diz apenas que "como cidadão desta terra, não fui contactado, o que lamento".
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Vale / Formoso / Covilhã / aldeia / Belmonte / Dividida / população / Junta / Integração / várias
Entidades
Arménio Matias / NC / Junta de Freguesia de Vale Formoso / Presidente da Junta / Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Governadora civil, em declarações à RCB, defende que não existem especialistas para dua unidades...
Assembleia Municipal delibera ser contra a extinção de freguesias...