NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Incêndio destruiu habitação no centro histórico

2013-02-06

00:00    00:00

Idosa sofreu queimaduras ligeiras e ficou desalojada.

Uma idosa sofreu queimaduras ligeiras e ficou desalojada na sequência de um incêndio na noite do último sábado, 2, na zona histórica da Covilhã, num edifício de três andares perto das traseiras da sede do Partido Comunista. Suspeita-se que na origem do incêndio terá estado uma braseira, embora as causas ainda estejam por apurar. Segundo Fernando Lucas, comandante da corporação, os Bombeiros da Covilhã chegaram ao local três minutos após o alerta, pouco depois das 22h, mas a indicação imprecisa da habitação, e depois a constatação de que a boca de incêndio da rua tinha desaparecido, dificultaram o socorro. "Quando chegámos a casa já estava tomada pelas chamas", disse ao NC Fernando Lucas, que salientou a preocupação em controlar as chamas, rapidamente extintas, mas que destruíram por completo a casa. O incêndio, numa zona não acessível aos carros dos bombeiros, que tiveram de estender as mangueiras desde o Largo Senhora do Rosário, provocou grande agitação naquela área da cidade e a preocupação dos moradores, nervosos com a eventualidade de as chamas alastrarem a outras habitações.

As ruas estreitas encheram-se de gente, sobretudo residentes. Alguns dos quais prestaram auxílio à idosa quando as chamas deflagraram. De acordo com o relato de vizinhos, a senhora tinha o cabelo chamuscado e manifestava preocupação pelos gatos que tinham ficado no interior da habitação. Acabou por ser transportada para o hospital.

Fernando Lucas conta que a primeira chamada dava conta de um incêndio junto à Igreja de Santa Maria e um segundo atrás da Câmara, o que impediu que as viaturas de socorro se dirigissem de imediato ao local exacto, na Rua das Lages.

O desaparecimento da boca-de-incêndio, roubada do interior da caixa que a abriga, surpreendeu os bombeiros. O comandante disse ao NC que a corporação tem plano de contingência para a zona histórica, área com muitas ruas estreitas e de difícil acesso automóvel e que as bocas-de-incêndio são vistoriadas com regularidade.

No edifício estava apenas a idosa, no terceiro andar. O piso inferior está para arrendar e nos restantes também não se encontrava ninguém.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Incêndio / sofreu / queimaduras / ligeiras / ficou / desalojada / Comunista / Partido / Lucas / Covilhã

Entidades
Idosa / Fernando Lucas / Partido Comunista / Bombeiros da Covilhã / NC

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Confirmadas três mortes em Maçaínhas

Duas jovens, 13 e 16 anos, e um homem, 56...

Incêndio desaloja idosa no Centro Histórico da Covilhã

Vizinhos temiam este desfecho há muito tempo...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL