Conselho Geral da UBI escolheu já os oito membros externos que farão parte do órgão. Mas duas personalidades apresentadas pelos alunos foram rejeitadas.
O Conselho Geral da Universidade da Beira Interior escolheu na passada quarta-feira, 13, os oito membros externos que vão fazer parte do órgão, entre dez nomes propostos. As duas personalidades apresentadas por quatro dos cinco alunos com assento na estrutura foram os únicos rejeitados, com o menor número de votos, e os estudantes falam numa votação "facciosa", em que "os interesses pessoais e de alguns grupos prevaleceram" e em que a eleição do reitor foi colocada "acima do verdadeiro propósito" da reunião.
Pinto Monteiro, ex- Procurador Geral da República, e Salas Pires, responsável pelo Data Center e administrador da Portugal Telecom, foram os nomes rejeitados pelos restantes elementos do Conselho Geral, que cooptou, por sugestão do quinto aluno, eleito numa outra lista, Henrique Monteiro, ex-director do jornal Expresso e administrador da Impresa Publishing. "Que critérios de selecção utilizaram os membros do Conselho Geral?", questiona Gonçalo Camarinhas, porta-voz dos quatro estudantes.
Paquete de Oliveira, sociólogo e ex-provedor do telespectador da RTP, Fernando Paulouro, ex-director do Jornal do Fundão, Lourenço Marques, médico, fundador da Unidade de Cuidados Paliativos do Fundão, José Fernandes, director da Microsoft, Joaquim Lima, director da Associação Portuguesa de Cortiça, José Pereira de Almeida, padre e médico, especialista em anatomia patológica, e Maria José Tavares, professora aposentada, são os membros externos escolhidos.
Os quatro alunos, eleitos pela lista C, lamentam nenhum dos nomes por si propostos ter tido acolhimento, consideram que ambos seriam elementos mais válidos que outros nomes aprovados e entendem estar-se perante "um triste episódio na história da UBI".
Na opinião dos estudantes o Conselho Geral, de forma "mesquinha", foi "reduzido a uma eleição para um reitor, pondo em causa o futuro do mesmo, independentemente de quem seja".
Na óptica de Gonçalo Camarinhas, "existe aqui uma pressão dos professores ao outro estudante, com vista à futura eleição reitor". O NC tentou contactar, via email, Noel Vieira, o aluno visado, mas até ao fecho da edição a resposta às questões colocadas não chegaram.
Se houve ou não "jogadas de bastidores", os quatro alunos dizem não poder afirmar, mas acreditam que exista uma colagem de algumas personalidades cooptadas a candidaturas a reitor, embora realcem tratarem-se de figuras "de respeito". "Não sabemos, mas acreditamos que haja", salienta o porta-voz do grupo, que inclui também António Marques, Pedro Oliveira e Pedro Cerdeira.
No caso dos quatro, garantem ter votado nos demais nomes apresentados "em função da experiência e currículo de cada um".
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
membros / externos / UBI / órgão / alunos / José / Estudantes / personalidades / facciosa / reitor
Entidades
Pinto Monteiro / Henrique Monteiro / Gonçalo Camarinhas / Paquete de Oliveira / Fernando Paulouro
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
As eleições no Sporting da Covilhã estão marcadas para 1 de Março...
João Queiroz, Santos Silva e António Fidalgo na corrida à UBI...