Novo equipamento analisa e cruza continuamente dados fisiológicos para antecipar até seis horas episódios de crise nos doentes.
Analisar continuamente dados fisiológicos de doentes em risco e fazer a todo o instante o cruzamento desses elementos, para antecipar situações de crise, é a função do sistema de telemonitorização implementado desde Novembro no serviço de Medicina Interna do Hospital da Covilhã, o primeiro do País com este tipo de tecnologia.
O equipamento é o primeiro resultado do Pólo de Desenvolvimento Tecnológico da Beira Interior a ser concretizado de uma forma mais consolidada e está a funcionar com quatro aparelhos, para dentro de três meses se chegar aos dez, embora a capacidade instalada seja para 64.
A tecnologia, desenvolvida pela empresa Hope Care, permite por exemplo prever uma infecção grave seis horas antes de ela acontecer, o que alerta os profissionais para a necessidade de actuarem com urgência. Segundo José Rato, um dos enfermeiros que recebeu formação para trabalhar com o Nine Vision, nota que a principal vantagem é essa análise integrada que o aparelho faz e que transmite para um quadro que dá o alerta, já que por vezes alguns dados, isoladamente, não são valorizados.
(Notícias completa na edição impressa).
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
doentes / Hospital / crise / continuamente / fisiológicos / antecipar / Covilhã / Analisar / Novembro / Medicina
Entidades
José Rato / Hope Care / Nine Vision / Notícias / Novembro
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
UBI inova na formação de estudantes e profissionais de Medicina...
Através da telemedicina...