NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Beira Interior mais violenta

2013-03-27

00:00    00:00

Crimes violentos aumentam nos distritos de Guarda e Castelo Branco.

Guarda e Castelo Branco foram os distritos onde aumentou mais a criminalidade grave e violenta, em 2012, respectivamente 43,8 e 32,4 por cento, revela o mais recente Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), divulgado na passada segunda-feira, 25, em Lisboa.
O documento, que compara dados de 2012 com 2011, diz que o mesmo tipo de criminalidade subiu significativamente, no ano passado, nos distritos de Leiria (18,2 por cento), Coimbra (15,7) e Portalegre (15,1). A criminalidade violenta e grave também aumentou, em 2012, no arquipélago dos Açores (9,8 por cento) e nos distritos de Santarém (3,2) e de Viseu (3,0).
Na conferência de imprensa de apresentação dos dados, o secretário-geral do Sistema de Segurança Interna, Antero Luís, atribuiu o aumento da criminalidade no Interior à "mobilidade", à "facilidade de deslocação no País" e ao facto de a população na região ser "frágil e idosa" e, portanto, mais vulnerável ao crime.
O relatório de 2012 assinala que Lisboa (com menos 12,5 por cento), Porto (menos 0,06) e Setúbal (menos 15,8) concentram, no seu conjunto, 71 por cento da criminalidade violenta e grave, apesar da descida verificada dos indicadores. Por oposição à Guarda e a Castelo Branco, o distrito de Bragança (com menos 25,6 por cento) e o arquipélago da Madeira (menos 22,2) foram as regiões de Portugal onde caiu mais este tipo de criminalidade.
No geral, a criminalidade violenta e grave desceu, no ano passado, 7,8 por cento face a 2011.
Os dados foram apresentados no final de uma reunião do Conselho Superior de Segurança Interna, realizada em Lisboa, presidida pelo primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho. O RASI de 2012 só vai ser disponibilizado na íntegra, até ao final da semana, quando for entregue na Assembleia da República.



Autor
NC

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
criminalidade / distritos / violenta / Interna / Segurança / Castelo / Guarda / Branco / Anual / Lisboa

Entidades
Antero Luís / Pedro Passos Coelho / Sistema de Segurança Interna / Conselho Superior de Segurança Interna / Assembleia da República

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Duas mulheres mortas por ano

Por violência doméstica, na Beira Interior...

Vítimas de violência doméstica desconhecem lei

Vítimas não sabem que há leis que as protegem...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL