Arte contemporânea em foco na Covilhã

2013-10-16

O Festival ContraDança realiza-se entre 23 de Outubro e 10 de Novembro.

Após dois anos de interregno, a Covilhã e o Fundão vão poder voltar a ver o que de melhor se faz no campo da arte contemporânea, durante o ContraDançaFestival de Dança e Movimento Contemporâneo, a decorrer entre 23 de Outubro e 10 de Novembro.

Pelo palco do Teatro Municipal da Covilhã vão passar grandes vultos internacionais e também as principais figuras nacionais da área, como são os casos de Miguel Pereira e Filipa Francisco, para além de talentos emergentes.

Sérgio Novo, da ASTA – Associação de Teatro e Outras Artes, organizadora do evento, sublinha a importância do festival para a região e o seu carácter único. "É uma porta aberta na região para o que é feito hoje em dia em Portugal e no estrangeiro. São espectáculos a que, de outra forma, dificilmente teríamos acesso", salienta o director.

No total, incluindo as acções dirigidas a crianças, o programa contempla 19 espectáculos, entre dança, performance, teatro e música. "A palavra-chave é movimento", salienta o responsável. No Serra Shopping está ainda patente uma exposição de ilustrações de Sérgio Novo e entre 9 e 10 de Novembro realiza-se um workshop de dança com Filipa Francisco.

O ContraDança chega à Moagem, no Fundão, a 2 de Novembro, com Vera Mantero, acompanhada de Gabriel Godoi para interpretar temas de Caetano Veloso.

Para a sede da ASTA, na Rua Portas do Sol, está também prevista a troca de impressões entre criadores e público, no Chá Com os Artistas, com o objectivo de promover o contacto entre quem sobe ao palco e quem assiste, para fazer perguntas, "desmistificar essa coisa de que a arte é para elites e derrubar ideias pré-concebidas", explica Sérgio Novo.

"Ver coisas novas, coisas diferentes"
Pela Covilhã vão passar grupos de Espanha, Holanda e Alemanha. Um deles, os germânicos Noblesse Oblige, actuam no Pavilhão da Anil, dia 24 de Outubro, durante a Recepção ao Caloiro, no âmbito da parceria com a Associação Académica da Universidade da Beira Interior. Quem tiver o bilhete geral para a festa dos estudantes, tem acesso gratuito aos espectáculos do ContraDança.

Outro espectáculo realizado num local menos convencional é "IPTERIX, IPTERIDEX", pelo Ballet Contemporâneo do Norte, que actua a 27 de Outubro, às 16h, no átrio do Serra Shopping.

Sérgio Novo destaca a qualidade do programa e a possibilidade de "ver coisas novas, coisas diferentes, mostrar realidades que acontecem fora".

Das apresentações fazem parte dois espetáculos coproduzidos pela ASTA e que tentam sensibilizar e alertar os públicos para os flagelos do tráfico humano em "Ama~dor", e da violência doméstica, em Mata~dor". As duas performances, ambas encenadas por Rui Pires, são apresentadas no Teatro Municipal da Covilhã, às 21h30. A primeira, em estreia nacional, depois da apresentação em Espanha, no dia 26 e a segunda dia 31 de Outubro.

Durante dois anos, por falta de financiamento, o festival não se realizou. Este ano teve o apoio da Direcção-Geral das Artes e está orçado em 85 mil euros.

O preço do bilhete diário é 5 euros, metade para sócios da ASTA, estudantes e portadores do Cartão Social Municipal. O ingresso geral custa 30 euros, com desconto 20.

"Miguel Meets Karima", de Miguel Pereira, marca o arranque do ContraDança, na próxima quarta-feira, 23, às 21h30. No dia seguinte sobem ao palco os alemães Reverso, com "I´m Not Here Anymore".

Secções Cultura

Covilhã / Outubro / Festival / Teatro / contemporânea / Novembro / ASTA / Sérgio / ContraDança / Arte

Miguel Pereira / Filipa Francisco / Sérgio Novo / Vera Mantero / Gabriel Godoi