NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Manteigas ciente das dificuldades

2013-08-21

00:00    00:00

Equipa estreia-se domingo, na Guarda, no Campeonato Nacional de Seniores.

"As dificuldades serão muitas, mas o desafio também. Vamos tentar ter uma equipa digna e competitiva, mas não podemos fazer promessas para o campeonato. Não sabemos muito bem o nível que vamos encontrar." É assim que em Manteigas, o presidente da Associação Desportiva local, João Leitão, encara aquele que é, em termos competitivos, o maior desafio da colectividade por ele liderada. O Manteigas entra, pela primeira vez na sua história, nos nacionais de futebol e logo no recém-criado Campeonato Nacional de Séniores, que resulta da fusão das antigas segunda e terceira divisão, com a entrada também dos campeões dos vários distritos do País.
Em Manteigas, uma grande mudança, que obrigou também à realização de obras no estádio municipal e à ida da equipa para Belmonte, para treinar e realizar alguns jogos de preparação. O plantel é praticamente o mesmo da época passada, reforçado com meia-dúzia de jogadores da região. "Só o campeonato dirá se estamos a postos ou não para o desafio. O impacto é grande, passar do distrital para o limiar do profissionalismo. A nossa intenção foi manter a estrutura da equipa que foi campeã distrital, até porque tínhamos pouco mais para oferecer, reforçá-la cirurgicamente com algum jogador que nos pudesse dar algo mais que a equipa não tinha, mas não temos capacidade para ter profissionais, como muitas equipas têm a este nível" reconhece João Leitão, que acredita que se o Manteigas competisse na antiga terceira divisão, " seria mais equilibrado. Há um salto muito grande neste modelo. Na antiga terceira, penso que teríamos equipa para lutar pela manutenção. A este nível, é mais complicado. Mas não vamos baixar os braços. Temos jogadores com nível e potencial" assegura.
Para já, o plantel conta com 23 jogadores, mas ainda podem chegar dois reforços, pelo que também haverá dispensas.
No domingo, a equipa começa a prova na Guarda, frente ao Pampilhosa. Preferia fazê-lo em casa, mas tal não é possível. "Fizemos as obras em contra-relógio. A intenção era logo fazer o jogo de estreia em casa. Não foi possível, não porque as obras não estivessem prontas, mas devido à necessidade de vistoria técnica" frisa João Leitão, que assegura que no segundo jogo caseiro a partida já será em Manteigas. O presidente do clube tem consciência que "é fácil motivar as pessoas e adeptos quando de ganha jogo após jogo. Este ano não será necessariamente assim e cada ponto conseguido será uma grande vitória." Leitão não tem dúvidas que "é mais difícil conseguir uma manutenção a este nível que ser campeão distrital. Espero que as pessoas não desanimem e nos apoiem, pois Manteigas nunca andou neste nível. Mas não nos satisfaz apenas cá estar, queremos ser competitivos e fazer de Manteigas um campo difícil para qualquer equipa."
"Estamos num nível pré-profissional"
Uma das novidades é também o treinador. Nado, que foi campeão, acabou por não ficar e entrou José Carvalho, que é auxiliado por José Barros e Carlos Sacadura. O novo técnico espera estar bem no arranque de uma prova "nova, que não se sabe muito bem o que vale."
Carvalho acredita que este campeonato "é mais forte que a antiga segunda" pois "estamos num nível pré- profissional. É um desafio grande para qualquer clube que suba da Guarda ou Castelo Branco. Penso que conseguimos discutir jogos a este nível, no limite, com grande entrega e superação, associado à nossa organização."
O treinador diz que quando o desafio lhe foi colocado, "sabia ao que vinha. Todos os treinadores querem sempre os melhores jogadores, mas foi-me logo dito pela direcção que havia um salto desportivo, mas Manteigas continua a ser a mesma vila, em termos sociais e económicos. As estruturas e recursos são os mesmos. Sabíamos que faríamos um plantel baseado no do ano passado, com qualidade, que precisaria de uns reajustes. Tivemos ofertas de empresários, mas o propósito nunca foi ter cá jogadores do Porto ou Lisboa. No fim veremos se estes jogadores, sem grande experiência a este nível, superam o desafio. Vamos tentar ser competitivos."
Sobre a primeira jornada, na Guarda, é um "constrangimento". A primeira jornada, em casa, era um factor a aproveitar. Iremos para a Guarda, o que nos tira logo vantagem, já que o nosso adversário treina e joga em relva, e nós, em sintético. Mas não nos vamos lamentar. É esta a realidade e é essa que enfrentaremos" afiança.



Autor
João Alves

Categoria
Secções Desporto

Palavras-Chave
Manteigas / Equipa / Campeonato / Guarda / dificuldades / Seniores / desafio / jogadores / Leitão / Vamos

Entidades
João Leitão / Leitão / José Carvalho / José Barros / Carlos Sacadura

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Espiral de vitória dá vantagem aos serranos na recta final

O treinador do Sporting da Covilhã considera que os serranos partem em vantagem para a recta final d...

João Salcedas na ADE

É o novo coordenador do futebol de formação...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL