Vizinhos temiam este desfecho há muito tempo.
Um incêndio que deflagrou esta manhã, por volta das 9h45, na Rua Senhor da Paciência, no Centro Histórico da Covilhã, deixou um edifício inabitável e desalojou a idosa de 84 anos que aí residia.
Suspeita-se que na origem do incêndio, no primeiro andar, tenha estado uma braseira. O alerta foi dado por pessoas que passavam na rua e a idosa, confusa com o que se estava a passar, foi retirada de casa pelo funcionário da AAUBI quando voltava a subir as escadas em direcção às chamas, depois de já as ter descido.
A residente não sofreu ferimentos, mas foi encaminhada para o hospital devido ao aumento da tensão arterial. Já o comandante dos Bombeiros da Covilhã, Fernando Lucas, feriu uma mão no combate ao incêndio, na sequência de uma queda.
Na rua vários vizinhos diziam que este era um desfecho iminente e que a idosa há muito que não tem condições para viver sozinha.
"Nós já estávamos à espera de uma coisa destas", comentava Maria Júlia, de 72 anos. "Ainda na semana passada meteu um cobertor por cima da braseira e começou a arder, mas ainda o conseguiu pôr na janela", conta, a chorar e a treme, Maria Clementina, vizinha da frente com 71 anos.
"Eu quando dei conta já estavam as chamas a sair pela janela", acrescenta Maria Clementina, ainda receosa, enquanto o fumo intenso continua a sair da casa em madeira de três andares.
Segundo Ângela Rosa a ajuda chegou rapidamente, mas sublinha que os bombeiros tiveram de ligar as mangueiras às bocas de incêndio da Rua da Ramalha, porque as que estavam mais próximas não se encontravam operacionais. Ao NC, na fase de rescaldo, o comandante disse não ter tido essa informação e só após o briefing com a restante equipa poderia apurar se de facto tal aconteceu.
(Mais informação na edição impressa).
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
Centro / Histórico / Paciência / Covilhã / Senhor / Rua / Incêndio / idosa / Maria / Clementina
Entidades
Fernando Lucas / Maria Júlia / Maria Clementina / Ângela Rosa / AAUBI
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Idosa sofreu queimaduras ligeiras e ficou desalojada...
Duas jovens, 13 e 16 anos, e um homem, 56...