NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Teixoso serve mais de 700 caldos no forno

2014-05-21

00:00    00:00

Prato típico motivou festival no Teixoso.

Uns, com feijão vermelho. Outros com feijão manteiga. Outros ainda, com feijocas e ainda com grão. Caldos do Forno para vários gostos. Todos eles levando o arroz e as carnes de porco (pé, orelheira e chouriça), como é tradição e como aconteceu este ano. O prato típico da vila do Teixoso teve, no passado domingo, 18, a terceira edição.
Ao lado da igreja matriz (Praça D. Afonso Henriques), os teixosenses reuniram-se em grande número para degustar e lembrar o prato típico da vila. Nesta terceira edição, os caldos do forno foram confeccionados no antigo e agora recuperado forno em Santo António. Mas, para juntar a estes que foram elaborados pela promotora do evento, a Associação Adeteixo, houve alguns confeccionados por outros teixosenses. Tais como Maria do Carmo Madeira e Sónia Real.
O tempo foi propício. E teixosenses e forasteiros acorreram em grande número. Se no ano passado se serviram mais de 600 caldos do forno e esgotou, este ano, os organizadores trabalharam para aumentar ainda mais a oferta. Assim, o consumo ultrapassou os 700 pedidos. Durante todo o dia, para além da degustação deste tradicional prato, havia também as barraquinhas com artesanato, para venda de queijo, enchido, licores, bolos e pão. Para sobremesa, também foi servido uma iguaria muito típica da vila: papas de carolo.
Este ano houve a particularidade do caldo do forno ser servido por alunos da Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Rui Delgado

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
forno / Prato / Teixoso / caldos / feijão / típico / vila / edição / vermelho / teixosenses

Entidades
Praça D. Afonso Henriques / Maria do Carmo Madeira / Sónia Real / Associação Adeteixo / Escola Profissional de Hotelaria de Manteigas

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Mil comeram arrozada de míscaros

No Alcaide, no passado fim-de-semana...

Mil e 400 a comer arroz de míscaros

Festival no Alcaide atrai gente de todo o País...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL