UBI pisca olho a Brasil e Angola

2014-05-07

Objectivo é captar novos alunos para a instituição.

A UBI "vai apostar forte na atracção de estudantes dos países lusófonos, em particular dos dois maiores, Brasil e Angola." Foi esta a principal ideia deixada pelo reitor da instituição, António Fidalgo, na passada quarta-feira, 30 de Abril, durante as comemorações do 28º aniversário da universidade, que contaram com a presença do secretário de Estado do Ensino Superior, Ferreira Gomes, e nas quais a UBI homenageou o antigo reitor, Passos Morgado.
António Fidalgo abordou o decréscimo de alunos no Ensino Superior, a nível nacional, virando a "agulha" para os países lusófonos, apostando na captação de alunos naqueles países. António Fidalgo começou por assumir as dificuldades na captação de alunos sentidas "sobretudo nas instituições do Interior" e considerou que tem de se incentivar os alunos do secundário a continuarem os estudos."Mais de metade dos alunos que terminam o secundário ou os cursos profissionais não prosseguem os seus estudos e muitos deles ficam no limbo nefasto de nem trabalharem nem estudarem. É fundamental atrair esses jovens para a valorização formativa que as universidades e politécnicos lhes oferecem. Fazendo isso, não teremos oferta a mais".
O reitor defendeu depois que a mais-valia da língua portuguesa (uma das cinco mais faladas em todo o mundo) tem de ser "rentabilizada" com uma aposta internacional que capte alunos estrangeiros. "É muito melhor para Portugal vender educação superior do que vender petróleo", refere. Este responsável garante que a UBI já está "a trabalhar" nesse sentido e anunciou que o Conselho Geral votou a propina de cinco mil euros para os estudantes internacionais, além de outras condições que serão implantadas. "Por 7.500 euros/ano iremos oferecer um pacote completo, incluindo propinas, alojamento e alimentação. Temos a certeza de que garantimos a melhor relação de qualidade e preço no mercado universitário lusófono", aponta.

(Artigo completo na edição papel)

João Alves

Local Covilhã

Brasil / Angola / UBI / alunos / Fidalgo / António / Objectivo / Superior / países / Ensino