NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Posto de turismo vai funcionar no antigo café Montalto

2014-05-15

00:00    00:00

Antigo café vai ser recriado e o espaço passa a acolher também o posto de turismo.

O espaço do antigo café Montalto, onde até recentemente funcionou uma agência bancária, vai acolher o posto de turismo da Covilhã. A proposta foi aprovada na reunião de câmara privada da passada sexta-feira, 9, com o voto contra de José Pinto, do PCP, por entender que em vez do pagamento de uma renda mensal de 2200 euros, que subirá todos os anos, a autarquia podia utilizar para o efeito parte do rés-do-chão do edifício da Câmara Municipal da Covilhã, como aconteceu no passado.
Vítor Pereira, presidente da edilidade, sublinha ser um "espaço emblemático" e frisa "não se compreender como até hoje" a Covilhã não tinha um posto de turismo no centro da cidade. "Diz muito do que era a estratégia de desenvolvimento que existiu ao longo dos anteriores mandatos", considera o autarca.
Segundo José Pinto a autarquia vai pagar mensalmente à família Pina Bicho 2200 euros e todos os anos a renda aumenta 200 euros, para além das obras que terá de fazer na cobertura do edifício.
Por não concordar que se gaste esse dinheiro, quando há alternativas, o vereador do PCP votou contra. Antes de sugerir uma das áreas do piso térreo da Câmara Municipal, José Pinto tinha pensado a instalação do posto de turismo no edifício da PT, mas ficou surpreendido ao saber que não é do município, por estar convencido que o imóvel tivesse passado para a posse da Câmara da Covilhã aquando das negociações para a instalação do Centro de Dados da Portugal Telecom. Para o adquirir, a autarquia terá de pagar 300 mil euros.
Por outro lado, o vereador do PCP não vê relevância em recriar, como está previsto, o antigo café Montalto, símbolo da discriminação e da sociedade socialmente estratificada da Covilhã de outros tempos, onde as mulheres não entravam e só as pessoas mais abastadas ou com determinadas profissões tinham acesso.
Joaquim Matias, do PSD, aplaude a proposta do PS de recriar o antigo café e defende que ao espaço venha a ser atribuída a classificação de interesse municipal.



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Covilhã / Posto / turismo / câmara / acolher / antigo / café / José / Pinto / Montalto

Entidades
José Pinto / Vítor Pereira / Pina Bicho / Joaquim Matias / PCP

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Câmara quer ficar com o silo do Pelourinho

Autarquia quer arrendar por 30 anos...

Construção das futuras instalações da Teleperformance aprovada à terceira tentativa

As duas empresas a instalar na antiga Loja do Zé André comprometeram-se a ficar no local por um perí...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL