Novos preços já tinham sido aprovados em Janeiro. Mas Dias Rocha admite rever valores.
Já definidos em Janeiro último, os novos tarifários de água no concelho de Belmonte podem vir a ser revistos. Quem o admitiu foi o autarca local, Dias Rocha, na passada terça-feira, 24, durante a reunião da Assembleia Municipal de Belmonte.
Numa sessão dominada por uma apresentação do presidente da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), Jaime Melo Batista, sobre a real situação do País, e dos diversos concelhos, no que toca à água, saneamento e resíduos sólidos, Dias Rocha decidiu que fosse criado um grupo de deputados da Assembleia Municipal para que, no espaço de 15 dias, apresentem uma proposta alternativa aquela que já estava aprovada. Na altura, ficara decidido que em 2015, o preço do metro cúbico de água no escalão1 subia de 20 para 28 cêntimos. No escalão 2 subia de 38 para 43,70 cêntimos. No escalão 3 passava de 65 para 74,75 cêntimos e no escalão 4 passava de 1,26 para 1,44.
As tarifas aprovadas para o saneamento seriam de 25,70 cêntimos por metro cúbico (escalão1), 39,33 (escalão2), 67,28 (escalão3) e 1,30 (escalão4). Quanto às taxas de resíduos sólidos urbanos seriam de 1,70 para domésticos, 2,80 para entidades públicas, autarquias e colectividades e de 3,50 para as actividades económicas.
"Vamos fazer um compasso de espera para os novos tarifários. Peço é que no prazo de 15 dias me apresentem as vossas conclusões" pediu Rocha aos deputados. Acrescentando que a exposição do presidente da ERSAR mostrou "a importância que há em mexer no que está mal. Não é para castigar a população. Mas quanto mais tarde o fizermos, pior" vinca o autarca belmontense.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
João Alves
Palavras-Chave
água / Rocha / Janeiro / cêntimos / Belmonte / Assembleia / revistos / Resíduos / Municipal / escalão
Entidades
Dias Rocha / Jaime Melo Batista / Peço / Rocha / Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Câmara mantém taxas do ano passado...
A Águas do Zêzere e Côa quer aumentar o preço da água no próximo ano. Mas a maioria dos municípios é...