AFTEBI está sem alunos desde Junho

2015-11-25

Escola está sem financiamento para novos Cursos de Especialização Tecnológica e já esgotou os recursos próprios.

A AFTEBI (Associação para a Formação Tecnológica e Profissional da Beira Interior), com sede na Covilhã, está sem actividade desde Junho, altura em que terminaram os últimos Cursos de Especialização Tecnológica (CET) a decorrer, financiados através de fundos comunitários.

A escola, por onde nos últimos 18 anos passaram 2.500 alunos, tem cerca de 150 candidatos a aguardar para frequentar a instituição, mas para já os responsáveis não sabem quando poderá ser retomada a actividade lectiva, uma vez que não há previsão para a abertura de concursos a financiamento comunitário que se enquadrem na formação destes técnicos intermédios.

Os atrasos têm sido sucessivos e, para manter a estrutura, composta por nove pessoas, entre serviços administrativos e pessoal técnico, teve de se recorrer ao capital próprio, que entretanto acabou, explica, ao NC, Braz Costa, o director do CITEVE e presidente da AFTEBI. "A associação, privada, tinha como património um valor confortável de capitais próprios", sublinha o responsável da escola, neste momento sem alunos. "Os atrasos foram sucessivos e não há nenhum concurso aberto. O dinheiro que tínhamos guardado, esgotou-se", pormenoriza.

O presidente da direcção esperava na altura que a situação já estivesse resolvida e estima que para o final do ano "haja novidades", de forma a que no início de 2016 possa ser retomada a actividade, mas afirma não ter garantias e sublinha que para manter a escola aberta, é necessário "mobilizar vontades" entre os sócios, embora só dois tenham manifestado disponibilidade para contribuir com um aumento de capital. "Estamos a cobrir prejuízos para manter a AFTEBI viva até ao momento de retomar a actividade", sublinha Braz Costa. "Muito dificilmente será possível aguentar-se meio ano ou um ano", acrescenta.
(Artigo completo na edição papel)

Local Covilhã

Tecnológica / Especialização / Junho / Cursos / AFTEBI / CET / Escola / Interior / Covilhã / Profissional

Braz Costa / Cursos de Especialização Tecnológica / Associação para a Formação Tecnológica / CET / NC