NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Esqui e snowboard para todos

2015-11-18

00:00    00:00

Programa da Federação de Desportos de Inverno coloca crianças a esquiar na Serra.

Sem ajuda Rute Machado, de 11 anos, sobe decidida a pista sintética do SkiParque. Um pouco para a direita! Aí! Orienta o professor, que a ajuda a fixar as botas nos esquis. Pouco tempo depois de ouvir atentamente as indicações, a aluna da Escola de São Domingos já está a deslizar com relativa facilidade. Uma e outra vez. Ao final da manhã já consegue travar e mostra-se interessada em aumentar o nível de dificuldade.
Rute, invisual desde a nascença, é uma das 103 crianças da escola de Cantar Galo que na semana passada foram experimentar fazer esqui e snowboard, no âmbito do programa Pizza Hut Ski 4 All, da Federação Portuguesa de Desportos de Inverno, mediante o pagamento simbólico de um euro. Até Janeiro o projecto vai abranger 1200 crianças de seis distritos e, dia 24, são os alunos do Tortosendo a passar pela experiência.
Já tinha feito bodyboard e anda de bicicleta, mas o esqui encheu-lhe as medidas. "Isto é difícil de explicar, mas bom de sentir. É como se eu fosse uma ave", descreve. "Senti uma adrenalina muito grande. Fico com vontade de juntar dinheiro para comprar uns esquis para mim e ir fazer na neve", acrescenta.
Na véspera uma colega de Rute, a quem falta uma mão, também tinha participado. Para Jaime Rendeiro, coordenador do Ski 4 All, as duas jovens, tal como muitos outros, são a prova de que a maioria das vezes "os obstáculos estão na nossa cabeça".
Maria de Lurdes Vitória, professora de Educação Física, destaca o que os alunos ganham "em experiências motoras distintas das que lhes são oferecidas habitualmente", até porque já quase não se brinca na rua, frisa que isso se reflecte nas capacidades dos mais novos e mostra-se satisfeita pela oportunidade dada às crianças.
"Deixar o bichinho"
A esmagadora maioria, salienta Jaime Rendeiro, nunca tinha calçado uns esquis ou umas botas de neve. Apesar da proximidade à Estância da Serra da Estrela, onde as aulas passam a decorrer quando houver neve, são modalidades distantes. O grande objectivo do programa, destaca, é incutir-lhes o gosto pelas duas modalidades e facilitar-lhes o seu acesso. "Queremos deixar o bichinho nas crianças, para que voltem a praticar e tragam os pais e os amigos", diz, ao NC. Uma meta alcançada, atendendo à reação das crianças.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Secções Centrais

Palavras-Chave
Machado / crianças / Rute / Desportos / Esqui / esquis / Programa / Federação / Inverno / All

Entidades
Rute Machado / Rute / Jaime Rendeiro / Maria de Lurdes Vitória / Federação Portuguesa de Desportos de Inverno

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Parecem de borracha mas são apenas ginastas

Chamam-se Quarteto Fantástico, como os quatro super-heróis, e quem os veja actuar até pode pensar qu...

Brinquedos para adultos nos céus da cidade

O II Encontro de Aeromodelismo, no último sábado, contou com cerca de 30 participantes que vieram mo...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL