O espaço, também de certificação alimentar, vai funcionar na cantina da escola do Alcaide.
No próximo Verão espera-se que já esteja a funcionar, na antiga cantina da escola do Alcaide, o Centro de Recolha de Cogumelos da Gardunha. O protocolo entre a Junta de Freguesia, entidade dinamizadora, e a Câmara Municipal do Fundão e Liga dos Amigos do Alcaide, parceiros na iniciativa, foi assinado na passada sexta-feira, 13, durante a VII edição do Festival Míscaros.
O espaço vai funcionar como um centro de recolha e certificação dos cogumelos silvestres, com pessoas a fazerem a triagem que garanta a segurança alimentar. Terá também disponível uma unidade de frio para a conservação e funcionará como um ponto de comercialização, com o objectivo de eliminar intermediários e assim aumentar a margem de lucro que fica na região.
Paulo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Fundão, adianta estarem identificadas mais de cem espécies comestíveis só na Serra da Gardunha e salienta que há cogumelos na zona durante oito ou nove meses, o período durante o qual o centro vai funcionar. "A estrutura vai estar disponível de acordo com a existência de variedades", informa.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Verão / Alcaide / Recolha / escola / funcionar / cantina / Centro / Cogumelos / Gardunha / Municipal
Entidades
Paulo Fernandes / Junta de Freguesia / Alcaide / Centro de Recolha de Cogumelos / Gardunha
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Emblemático espaço no Pelourinho vai ter também uma zona de gastronomia e de venda de produtos regio...
Parque florestal e jardim botânico...