Vítor Pereira escreve carta de indignação a Poiares Maduro.
O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, enviou uma carta ao ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, a mostrar toda "a nossa indignação" no que toca à ausência de financiamento do Centro de Competências em Cloud Computing e Saúde previsto para a UBI.
No passado dia 7, estava previsto que a UBI assinasse um memorando de entendimento para a criação deste centro, mas o Reitor, António Fidalgo, recusou assinar pelo facto de não estar contemplado o financiamento de 1,5 milhões de euros, que estão inscritos para as estruturas das congéneres universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Évora.
A ausência da cláusula que define o financiamento do Centro de Competências em Cloud Computing e Saúde da UBI, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), levou a que António Fidalgo não aceitasse rubricar o memorando de entendimento. A assinatura do documento esteve agendada para esse dia, na Reitoria da UBI, o mesmo local onde as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de Évora (UE) rubricariam documentos semelhantes, com as CCDR's das suas regiões, Norte e Alentejo, respectivamente, mas acabou por ser transferida para Coimbra. E Fidalgo não marcou presença.
O Reitor da UBI diz que há "uma clara desvantagem da UBI relativamente às outras duas universidades e, portanto, participei ao senhor ministro [Poiares Maduro] que se isso não fosse contemplado eu não assinaria o protocolo", explicou.
Poiares Maduro terá dito a Fidalgo que não podia imiscuir-se nas negociações entre as universidades e as CCDR's e o reitor tomou a decisão final de não assinar o documento. No entanto, mantém a esperança de concretização do projecto.
Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, anunciou logo na altura que iria questionar o ministro Poiares Maduro, com o objetivo de esclarecer a situação, dizendo ainda estar desagradado com a "descriminação negativa" a que a UBI estava ser sujeita.
Em declarações ao NC, o autarca covilhanense mantém também a esperança de que a situação possa ser revista e o projecto seja devidamente apoiado. "Tenho toda a esperança que o seja, pela excelência do mesmo, um projecto bem firmado e consolidado, que conta com o apoio do tecido empresarial e que é importante numa área como a saúde" afirma.
Autor
João Alves
Categoria
Secções
›
Actualidade
Palavras-Chave
UBI / Centro / Maduro / Poiares / Fidalgo / carta / indignação / Saúde / Competências / Cloud
Entidades
Vítor Pereira / Poiares Maduro / António Fidalgo / UBI / Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Diz que escolas de acolhimento não têm condições para acolher alunos...