NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Falta de apoio à UBI contestado

2015-08-19

00:00    00:00

Vítor Pereira escreve carta de indignação a Poiares Maduro.

O presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, enviou uma carta ao ministro-adjunto do Desenvolvimento Regional, Poiares Maduro, a mostrar toda "a nossa indignação" no que toca à ausência de financiamento do Centro de Competências em Cloud Computing e Saúde previsto para a UBI.
No passado dia 7, estava previsto que a UBI assinasse um memorando de entendimento para a criação deste centro, mas o Reitor, António Fidalgo, recusou assinar pelo facto de não estar contemplado o financiamento de 1,5 milhões de euros, que estão inscritos para as estruturas das congéneres universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro e Évora.
A ausência da cláusula que define o financiamento do Centro de Competências em Cloud Computing e Saúde da UBI, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), levou a que António Fidalgo não aceitasse rubricar o memorando de entendimento. A assinatura do documento esteve agendada para esse dia, na Reitoria da UBI, o mesmo local onde as universidades de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e de Évora (UE) rubricariam documentos semelhantes, com as CCDR's das suas regiões, Norte e Alentejo, respectivamente, mas acabou por ser transferida para Coimbra. E Fidalgo não marcou presença.
O Reitor da UBI diz que há "uma clara desvantagem da UBI relativamente às outras duas universidades e, portanto, participei ao senhor ministro [Poiares Maduro] que se isso não fosse contemplado eu não assinaria o protocolo", explicou.
Poiares Maduro terá dito a Fidalgo que não podia imiscuir-se nas negociações entre as universidades e as CCDR's e o reitor tomou a decisão final de não assinar o documento. No entanto, mantém a esperança de concretização do projecto.
Vítor Pereira, presidente da Câmara da Covilhã, anunciou logo na altura que iria questionar o ministro Poiares Maduro, com o objetivo de esclarecer a situação, dizendo ainda estar desagradado com a "descriminação negativa" a que a UBI estava ser sujeita.
Em declarações ao NC, o autarca covilhanense mantém também a esperança de que a situação possa ser revista e o projecto seja devidamente apoiado. "Tenho toda a esperança que o seja, pela excelência do mesmo, um projecto bem firmado e consolidado, que conta com o apoio do tecido empresarial e que é importante numa área como a saúde" afirma.



Autor
João Alves

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
UBI / Centro / Maduro / Poiares / Fidalgo / carta / indignação / Saúde / Competências / Cloud

Entidades
Vítor Pereira / Poiares Maduro / António Fidalgo / UBI / Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã recusa fecho de escolas

Diz que escolas de acolhimento não têm condições para acolher alunos...

Alzira defende uma só maternidade no distrito

Governadora civil, em declarações à RCB, defende que não existem especialistas para dua unidades...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL