No concelho, 11 por cento dos desempregados são jovens abaixo dos 25 anos.
No Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) da Covilhã são 351 os jovens desempregados do concelho inscritos, o que corresponde a 11 por cento dos covilhanenses registados, num total de 3133. Vanda Ferreira, a directora, sublinha o número elevado do desemprego jovem, "um flagelo muito grande", mas realça que o contexto já foi mais adverso e diz existirem sinais de recuperação.
Enquanto na União Europeia a taxa de desemprego jovem é de 23 por cento, em Portugal ela ascende aos 34 por cento. Na Covilhã o desemprego de pessoas com menos de 25 anos é também "uma grande preocupação no concelho". "A Covilhã não foge à regra nacional e temos muitos desempregados jovens", compara.
Contudo, Vanda Ferreira afirma existirem motivos de esperança. "É um contexto adverso, mas já foi mais adverso", realça a directora do IEFP da Covilhã, que alerta por exemplo para a existência dos Estágios Emprego, antes conhecidos por estágios profissionais, que no ano passado, a nível nacional, tiveram 70 por cento de empregabilidade a nível nacional. "É uma taxa muito boa", vinca.
(Artigo completo na edição papel)
Autor
Ana Ribeiro Rodrigues
Palavras-Chave
Profissional / Covilhã / Instituto / Formação / Desemprego / jovem / concelho / Ferreira / Vanda / Emprego
Entidades
Vanda Ferreira / IEFP / União Europeia / Estágios Emprego / Instituto de Emprego e Formação Profissional
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
No distrito de Casrtelo Branco...
Há quase 10 mil desempregados no distrito. Em 2001, havia apenas cinco mil 647...