NEWSLETTER MEDIA ENGLISH
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Privado na Pousada gera dúvidas

2015-09-30

00:00    00:00

Deputados municipais levantam dúvidas quanto à entrada de privado no consórcio que irá gerir a Pousada da Juventude.

Foi o tema que mais celeuma e controvérsia criou na reunião da Assembleia Municipal da Covilhã, na passada sexta-feira, 25. A concessão da gestão da Pousada da Juventude das Penhas da Saúde à Câmara, Federação Portuguesa de Desportos de Inverno (FDPI) e a um terceiro parceiro privado, a empresa Prunus Avium, levantou dúvidas porque, dizem os deputados, na constituição inicial do consórcio o parceiro privado não entrava.
Jorge Fael, deputado da CDU, recordou ligações laborais entre o presidente da Federação, Pedro Farromba, e o único administrador da Prunus Avium, "Como surgiu esta empresa, foi o vereador Pedro Farromba?" perguntou o deputado, que revelou logo o voto contra da sua bancada porque "nestas coisas é preciso ser claro e transparente". Fael lembrou ainda "há muito tempo que a Serra da Estrela está entregue a monopólios e nós queremos que seja o interesse público a mandar na Serra".
Também o deputado do PSD, João Nuno Serra, levantou dúvidas, estranhando que a proposta agora apresentada não tenha sido a mesma que foi presente à reunião do executivo onde o assunto foi discutido. Serra sugeriu mesmo a retirada do ponto da ordem de trabalhos, mas tal acabou por recusado pela maioria. "O contrato que nos é dado fala de uma terceira parte. Não temos nada contra empresas privadas. A verdade é que quando se vai para um consórcio tem que se evidenciar qual é a mais-valia e aquilo que cada uma das partes aporta ao consórcio. Se isso não estiver claro, suscita as maiores dúvidas e nós, em consciência, não podemos estar de acordo" frisa. Pedindo "o máximo de transparência" em todo o processo.
Vítor Pereira, durante a reunião, assegurou não haver "nada na manga" e que o surgimento de um parceiro privado "não é problema nenhum". "É tudo claro. Se assim não fosse não traríamos o assunto aqui" assegura.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Pousada / Privado / Juventude / Covilhã / consórcio / Assembleia / Municipal / Serra / deputado / Avium

Entidades
Jorge Fael / Pedro Farromba / Fael / Serra / João Nuno Serra

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Autarquia confirma nova acção judicial

Terrenos do Canhoso, da família de Santos Silva...

Privatização do lixo contestada

Oposição acusa Amândio Melo de ter decidido sozinho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL