NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Privado na Pousada gera dúvidas

2015-09-30

00:00    00:00

Deputados municipais levantam dúvidas quanto à entrada de privado no consórcio que irá gerir a Pousada da Juventude.

Foi o tema que mais celeuma e controvérsia criou na reunião da Assembleia Municipal da Covilhã, na passada sexta-feira, 25. A concessão da gestão da Pousada da Juventude das Penhas da Saúde à Câmara, Federação Portuguesa de Desportos de Inverno (FDPI) e a um terceiro parceiro privado, a empresa Prunus Avium, levantou dúvidas porque, dizem os deputados, na constituição inicial do consórcio o parceiro privado não entrava.
Jorge Fael, deputado da CDU, recordou ligações laborais entre o presidente da Federação, Pedro Farromba, e o único administrador da Prunus Avium, "Como surgiu esta empresa, foi o vereador Pedro Farromba?" perguntou o deputado, que revelou logo o voto contra da sua bancada porque "nestas coisas é preciso ser claro e transparente". Fael lembrou ainda "há muito tempo que a Serra da Estrela está entregue a monopólios e nós queremos que seja o interesse público a mandar na Serra".
Também o deputado do PSD, João Nuno Serra, levantou dúvidas, estranhando que a proposta agora apresentada não tenha sido a mesma que foi presente à reunião do executivo onde o assunto foi discutido. Serra sugeriu mesmo a retirada do ponto da ordem de trabalhos, mas tal acabou por recusado pela maioria. "O contrato que nos é dado fala de uma terceira parte. Não temos nada contra empresas privadas. A verdade é que quando se vai para um consórcio tem que se evidenciar qual é a mais-valia e aquilo que cada uma das partes aporta ao consórcio. Se isso não estiver claro, suscita as maiores dúvidas e nós, em consciência, não podemos estar de acordo" frisa. Pedindo "o máximo de transparência" em todo o processo.
Vítor Pereira, durante a reunião, assegurou não haver "nada na manga" e que o surgimento de um parceiro privado "não é problema nenhum". "É tudo claro. Se assim não fosse não traríamos o assunto aqui" assegura.

(Artigo completo na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
Pousada / Privado / Juventude / Covilhã / consórcio / Assembleia / Municipal / Serra / deputado / Avium

Entidades
Jorge Fael / Pedro Farromba / Fael / Serra / João Nuno Serra

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Privatização do lixo contestada

Oposição acusa Amândio Melo de ter decidido sozinho...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL