NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Governo assinala 100 dias em Idanha-a-Nova

2016-03-04

00:00    00:00

A apresentação da estratégia da Unidade de Missão para a Valorização do Interior está agendada para sábado, em Idanha-a-Nova, celebrando os 100 dias de Governo.

Segundo confirmou à Lusa o ministro-adjunto, Eduardo Cabrita, o novo organismo "vai ter como coordenadora a professora Helena Freitas", deputada do PS eleita por Coimbra, e terá como coordenador adjunto João Paulo Catarino, que preside à Câmara de Proença-a-Nova. O governante, que falava no parlamento, após uma audição no âmbito da discussão na especialidade do Orçamento do Estado para 2016 (OE2016), explicou que o Governo decidiu assinalar os 100 dias no interior, em Idanha-a-Nova, "provando que quando há capacidade de iniciativa isso não é obstáculo ao desenvolvimento".

"Em Idanha-a-Nova será anunciada, celebrando os 100 dias de governo, a estratégia de desenvolvimento do interior, de valorização do espaço rural, e em que será afirmada a entrada em pleno funcionamento da Unidade de Missão de Valorização do Interior", afirmou, durante a audição parlamentar, Eduardo Cabrita.

O ministro-adjunto acrescentou que o novo organismo, de acordo com o que consta no programa governamental, "funcionará no núcleo central do governo", junto do Primeiro-ministro, António Costa, e na sua dependência enquanto governante com competências na valorização do interior.

A deputada socialista Helena Freitas, de 53 anos, foi vice-reitora da Universidade de Coimbra e deverá tomar posse na próxima semana, assim que seja concretizada a suspensão do seu mandato na Assembleia da República. O até agora presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João Paulo Catarino, 46 anos, possui formação em engenharia Agronómica e de Produção Florestal, e foi responsável pela Divisão do Núcleo Florestal do Pinhal Interior Sul.

"A estratégia de valorização do interior assenta numa visão não fatalista, não derrotista do que é o interior. Assenta, pelo contrário, no valorizar aquilo quer são os bons exemplos que universidades e institutos politécnicos do interior, os exemplos de capacidade de fixação de quadros", explicou aos deputados Eduardo Cabrita. Na audição conjunta das comissões de Orçamento e de Poder Local sobre a proposta do OE2106, o ministro-adjunto sublinhou que o Governo olha para as zonas do interior do país como "uma área competitiva junto do mercado espanhol" e aposta na capacidade dos municípios para promoverem políticas de atração de investimento.

O Conselho de Ministros aprovou, em Janeiro, a criação da Unidade de Missão para a Valorização do Interior, "que tem como objetivo criar, implementar e supervisionar um programa para a coesão territorial, promovendo medidas de desenvolvimento do interior". De acordo com o comunicado oficial, o organismo "pretende-se transversal, com o objectivo de promover a atracção e fixação de pessoas nestas regiões, a cooperação transfronteiriça e o intercâmbio de conhecimento aplicado entre centros de Investigação e Desenvolvimento e as comunidades rurais".



Autor
NC

Categoria
Secções Actualidade

Palavras-Chave
Interior / Valorização / Governo / Cabrita / Unidade / Missão / Eduardo / desenvolvimento / Freitas / estratégia

Entidades
Eduardo Cabrita / Helena Freitas / João Paulo Catarino / António Costa / Unidade de Missão para a Valorização do Interior

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Constantino Rei do IPG

Novo presidente eleito...

Ministro quer polo de saúde

Paulo Macedo quer ver em funcionamento um Pólo de Saúde na região e o CHCB como "protagonista do fut...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL