A neve que cobre a Serra da Estrela, em Maio, é atractivo para muitos turistas e amantes dos desportos de Inverno. Quem tem negócios na Torre, agradece esta Primavera incaracterística.
"Alguém ainda precisa ir ao banheiro? Se não, vamos embora, que temos de seguir viagem". Rui Pissarra, guia turístico da Agência Abreu, vai avisando o grupo de cerca de 40 brasileiros que à porta do centro comercial da Torre, na Serra da Estrela, arruma as últimas compras efectuadas num local que nunca tinham visto, mas que, segundo alguns, voltará a ser visitado. Porque, apesar de estarmos em Maio, a Serra está branquinha. "Maravilhosa" exclama António Luís Oliveira, brasileiro, natural de São Paulo, que pela primeira vez na vida viu e teve a sensação de mexer em neve.
A Primavera já aí está há algum tempo, mas a chuva e frio não têm dado tréguas. E no Maciço Central, caiu neve. Improvável, mas aconteceu. E isso tem feito as maravilhas de quem, nesta altura do ano, visita a Serra, não contando com tal dádiva dos deuses. "Já cá tínhamos vindo nesta altura, mas sem neve. A Serra é muito bonita na Primavera e no Verão, mas com neve, é outra coisa" afirma Joana Brás, natural de Coimbra, que com o marido, Nuno Almeida, aproveitam uns dias de férias para virem passear com a filha de dois anos, que "há que tempos" pedia para ver a neve.
(Reportagem completa na edição papel)
Autor
João Alves
Palavras-Chave
Serra / Inverno / Primavera / neve / Estrela / Maio / Torre / branca / agrada / cobre
Entidades
Primavera / Rui Pissarra / António Luís Oliveira / Serra / Joana Brás
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
Realizado pela primeira vez em 1952, o Carnaval da Neve regressa este ano ao sítio onde nasceu...
Concluída viagem entre Rússia e Portugal por dois covilhanenses...