Teatro na Covilhã.
É o mais antigo Festival de teatro universitário do País e já ultrapassou as fronteiras nacionais. A edição comemorativa conta com treze espectáculos de teatro, performance e dança. De 3 a 12 de Março no Teatro Municipal da Covilhã.
"Penso o que seria a Covilhã, em termos culturais, quando um grupo de estudantes decidiu lançar-se neste desafio de organizar um evento cultural. Ver como cresceu de 5 para 15 dias. De um Festival nacional, passou a ibérico, ibero-americano e agora mundial. Com todas as dificuldades de fazer cultura no interior do País e, em particular, na Covilhã. Não deixa de ser surpreendente chegar a este número". O desabafo é de Rui Pires, director artístico do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior, na apresentação do programa que assinala os vinte anos, ininterruptos, do mais antigo Festival de teatro universitário do País.
Durante duas semanas são treze os espectáculos que trazem até à cidade uma pluralidade de disciplinas artísticas. O Grupo Maricastaña, de Ourense, Espanha, volta a marcar presença num programa que conta com outros quatro grupos espanhóis e um italiano, para além de convidados nacionais. Este ano, pela primeira vez, vai estar em palco um grupo africano. É o caso do Grupo Teatral Craq'Otchod_Mindelo, que vem de Cabo Verde para apresentar o espectáculo "Esquizofrenia".
(Mais informação na edição papel)
Autor
Susana Proença
Palavras-Chave
Teatro / Covilhã / universitário / País / Festival / resiste / ultrapassou / fronteiras / Ciclo / interior
Entidades
Rui Pires / Grupo Teatral Craq'Otchod_Mindelo / Covilhã / País / Teatro Municipal da Covilhã
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
O 23º Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior realiza-se entre 14 e 23 deste mês na Covilhã...
O Festival ContraDança realiza-se entre 23 de Outubro e 10 de Novembro...