NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Artes cénicas cruzam-se na Covilhã

2016-03-03

00:00    00:00

Arranca esta quinta-feira, 3 de Março, a 20.ª edição do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. Até dia 12 sobem ao palco do Teatro Municipal da Covilhã 13 espectáculos de grupos nacionais e estrangeiros.

A estreia de "Sangue e Outras Substâncias", uma co-produção do TeatrUBI e da ASTA, marca o arranque do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior. Criada por Rui Pires e Sérgio Novo, a peça que mistura várias linguagens artísticas estará em cena nos dias 3, 4 e 5, sempre às 21h30.

Resultado de um trabalho de investigação sobre violência, a peça "Cinzas" da Aula de Teatro da Universidade de Santiago de Compostela sobe ao palco no domingo, 6 de Março, pelas 21h30. Uma hora depois, às 22h30, o Núcleo de Teatro da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa "Tubo de Ensaios" apresenta "Crimes", uma adaptação da obra "Crimes Exemplares" de Max Aub. "O jogo de luzes, o desprendimento das personagens, o humor mordaz e os testemunhos inesperados fazem desta peça um jogo psicológico no qual o público é a peça principal".

Na segunda-feira, 7, é a vez de subir ao palco a co-produção do TeatrUBI e da ASTA que estreou em 2015 "A Casa do Vestido Castanho". Um espectáculo que junta teatro, dança contemporânea e performance, às 21:30 no Teatro Municipal da Covilhã. Segue-se a peça "Ninguém se mata duas vezes da mesma maneira", pelo "Fc-Acto" - Grupo de Teatro da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, às 22:30.

No dia 08, terça-feira, às 21h30, o "Colectivo de Criação Artística Caducado" de Lisboa, apresenta "Meninas", um espectáculo com três personagens que deabulam à procura do amor, servindo-se de um dispositivo cénico que lembra o jogo do monopólio. No dia seguinte, 9, também às 21h30, o grupo de Madrid "Arte 4 - Estudio de Actores" interpreta a peça "El sueño de una noche de verano", de William Shakespeare.

Quinta-feira, 9, às 21h30 é a vez dos "Maricastaña" - Aula de Teatro Universitaria de Ourense (Espanha) voltarem aos palcos da Covilhã. O grupo que há duas décadas participa no Festival de Teatro Universitário apresenta "Demediado", a partir de "O Vizconde demediado" de Italo Calvino. Um fábula que, com humor, faz uma reflexão sobre o bem e o mal nos comportamentos humano, a opressão do poder e a solidariedade entre cidadãos. A emoção, o riso, a magia dos contos e a crua realidade são transmitidas pelas 41 personagens interpretadas por oito actores.

De Itália chega o espectáculo "Post Bataclan", pela "Artimbanco - Escola de Teatro de Cecina. "Uma viagem musical de palavras e poemas"para ver na sexta-feira, 11, às 21h30. Uma hora depois, às 22h30, "Nexos" é a proposta dos espanhóis Baula Escena, de Ourense.

O Festival encerra no sábado com "El Cuerpo Aumentado", o resultado cénico do encontro entre a dança e as novas tecnologias promovido pelo Laboratorio de Danza da Universidad Carlos III de Madrid, às 21h30. Segue-se "Imprevisto Rui.4", pela "Aula de Danza da Universidad Carlos III de Madrid", às 21h45 e "Esquizofrenia" pelo "Craq´ Otchod - Grupo Teatral de Mindelo" que marca a estreia de um grupo de Cabo Verde no Festival de Teatro Universitário. Um espectáculo que pretende "contribuir para a minimização dos estigmas sociais que existem à volta deste transtorno", em cena às 22h30.

As peças serão todas apresentadas no Teatro Municipal da Covilhã e o bilhete diário custa cinco euros com desconto de 50% para sócios da ASTA e do TeatrUbi ou portadores de cartão de estudante e do cartão +65. Já os portadores do cartão "Amigo da ASTA" têm entrada livre.

Promovido em parceria pelo TeatrUBI - Grupo de Teatro da Universidade da Beira Interior e pela ASTA - Associação de Teatro e Outras Artes, o programa integra ainda a iniciativa "mercadonegro", "uma espécie de feira, onde se pode encontrar de tudo um pouco como livros, CD, DVD, roupas, sapatos, etc".

Nas páginas do NC desta semana pode encontrar um cupão que lhe permite a entrada gratuita num dos espectáculo do Ciclo de Teatro Universitário da Beira Interior.



Autor
Susana Proença

Categoria
Secções Cultura

Palavras-Chave
Teatro / Ciclo / Covilhã / Universitário / peça / Universidade / ASTA / Beira / Interior / Arranca

Entidades
Rui Pires / Sérgio Novo / Max Aub / William Shakespeare / Italo Calvino

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Cultura nas ruas

Festival Y a partir de sexta-feira...

Festival de Teatro arranca na Covilhã

Nove companhias e uma banda participam na 35.ª edição do Festival de Teatro da Covilhã, que começa a...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL