NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

APPACDM da Covilhã: uma associação merecedora do nosso apoio

2016-03-24

00:00    00:00

Não basta inaugurar…é preciso apoiar.

Num tempo em que somos confrontados com factos e situações que revelam uma enorme crise de valores que afetam os alicerces da nossa existência; num tempo em que os governos por vezes decidem de forma arbitrária e impessoal, utilizando um esquadro e um lápis para concretizar políticas e medidas, sem atender às especificidades das regiões e populações; num tempo em que é necessário apelar à vontade e querer das pessoas e aos mais sãos princípios da solidariedade e da partilha, sinto assim, como cidadão, a necessidade de partilhar com todos um pouco do que é a APPACDM – Covilhã.

No passado dia 3 de março do corrente ano participei na inauguração das suas novas instalações as quais traduziram um avultado investimento com a construção de um moderno e funcional edifício, permitindo duplicar o número de resposta do seu centro de atividades ocupacionais e ainda criar um lar residencial para 24 utentes e uma residência autónoma para 5 pessoas. Conforme mencionou o presidente da direção, Sr. Dr. António Marques, no excelente curso que proferiu "o edifício tem como pedra angular a solidariedade, com espaços pensados ao pormenor, de modo a proporcionar mais e melhores condições a quem é diferente mas igual….foi um sonho tornado realidade…."

Efetivamente e tal como foi referido pela secretária de estado da inclusão das pessoas com deficiência, Drª Ana Sofia Antunes, "as novas instalações da APPACDM vêm trazer conforto e qualidade de vida a um conjunto de pessoas com deficiência…aqueles que são os verdadeiros visados da convenção dos direitos das pessoas com deficiência da ONU…"

A concretização deste sonho só foi possível com a conjugação dos apoios camarários, nomeadamente do executivo de 2008, com os apoios concedidos pela Segurança Social, e ainda com o trabalho, árduo e altruísta, da equipa liderada pelo Dr. António Marques, pessoa a quem a cidade já deve um reconhecimento pela dedicação e amor que tem colocado na defesa dos cidadãos "diferentes".

Foi com um sentimento de grande emoção que presenciei a alegria com que os utentes e seus familiares visitavam as instalações. Esta nova casa vai certamente proporcionar a estes cidadãos condições dignas e condignas para viverem com um sorriso nos lábios. Este foi sem dúvida, um ato de elementar justiça, de um Estado que se diz de direito e social e que deve em qualquer circunstância "dar voz aqueles que não têm voz…"

No entanto não basta inaugurar…é preciso apoiar, sendo certo que os órgãos sociais, trabalhadores e colaboradores da APPACDM da Covilhã tudo irão fazer para proporcionarem aos seus utentes as adequadas atividades e iniciativas.

É necessário que o Estado não se esqueça de dotar a referida Associação dos meios financeiros que permitam assegurar a sua viabilidade financeira, esperando assim que se cumpra o prometido pela Drª Ana Sofia Antunes, que cito "assumo o compromisso de existir apoio do Estado para o funcionamento das atividades da APPACDM da Covilhã…"

Cada vez mais defendo que há associações que as pessoas deviam ser associadas pagando mensalmente uma quota, face ao seu objeto e à atividade desenvolvida em prol das pessoas: A APPACDM da Covilhã é uma delas.

Vamos proporcionar a estes jovens e adultos as adequadas condições de vida …Vamos proporcionar aos seus familiares um justo e retemperador descanso… Vamos ser solidários sendo sócios. A APPACDM da Covilhã merece o nosso apoio e carinho.

*advogado



Autor
Luis Fiadeiro*

Categoria
Opinião

Palavras-Chave
APPACDM / tempo / pessoas / Covilhã / estado / proporcionar / Vamos / Marques / António / instalações

Entidades
Sr. Dr. António Marques / Drª Ana Sofia Antunes / Dr. António Marques / Vamos / ONU

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Assunção critica pronúncia da Assembleia Municipal

Entrevista ao candidato do Bloco de Esquerda à União de freguesias da cidade...

José Pinto diz que CDU faz falta para confrontar interesses

José Pinto candidata-se à Câmara da Covilhã com o apoio da CDU. Ao NC diz não reconhecer aos outros ...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL