NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

A Universidade que mudou a cidade

2016-04-28

00:00    00:00

UBI assinala 30 anos de vida.

Já lá vão 30 anos. Em 1986, após a conversão do Instituto Universitário da Beira Interior (antigo Instituto Politécnico da Covilhã) em Universidade da Beira Interior, muitos estariam longe de pensar a dimensão que a instituição ganharia nos dias de hoje. Mas a verdade é que a meta de atingir cinco mil alunos, na altura, apontada pelo primeiro reitor, Passos Morgado, seria amplamente ultrapassada, sendo que hoje a UBI tem mais de 6700 e dá emprego a cerca de 700 pessoas.

A UBI nasceu, a bem dizer, em 1973. Quando, na altura, um grupo de pessoas lideradas por Duarte Simões deu origem ao Instituto Politécnico da Covilhã. Que só o seria durante meia dúzia de anos, já que em Setembro de 1979, em decreto-lei, é criado o Instituto Universitário da Beira Interior. Depois, sete anos mais tarde, a transformação em universidade. A 28 de Março de 1986, o NC dá conta, na sua primeira página, da publicação do decreto-lei do Ministério da Educação e Cultura, no dia 20, que cria a UBI. Uma boa nova muito bem recebida na cidade, com o então primeiro reitor, Passos Morgados, a recordar que a diferença entre um instituto e uma universidade, "não reside no seu grau de saber, nem nas exigências de qualificação do seu corpo docente nem mesmo nos alunos que a frequentam. Reside essencialmente no leque de recursos que tem. Oferece cursos em todas as áreas do saber, e um instituto limita-se a um número mais reduzido" dizia o então reitor, ao NC.

Quando o Governo de Cavaco Silva se decidiu pela criação da UBI, a ideia era criar um campus universitário de raiz, com novos edifícios, em terrenos que, na altura, Passos Morgado reclamava para a instituição. "Uma verdadeira universidade não se constrói em dois hectares, mas no mínimo em 30 ou 50" assegurava. Mas o certo é que a UBI se fez, sobretudo, em edifícios de antigas fábricas que tinham vivido o período áureo da Manchester Portuguesa, mas que face à crise nos lanifícios, caíram.

(Reportagem completa na edição papel)



Autor
João Alves

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
UBI / Instituto / Interior / Universidade / Beira / Passos / Universitário / Covilhã / altura / Politécnico

Entidades
Passos Morgado / Duarte Simões / Passos Morgados / Cavaco Silva / Instituto Universitário da Beira Interior

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Covilhã volta a reclamar hospital central

Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...

UBI diz que vagas têm que levar corte nas grandes cidades do Litoral

Reorganização da rede foi debatida no II Congresso do Ensino Superior do Interior. Com críticas à li...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL