A Universidade que mudou a cidade

2016-04-28

UBI assinala 30 anos de vida.

Já lá vão 30 anos. Em 1986, após a conversão do Instituto Universitário da Beira Interior (antigo Instituto Politécnico da Covilhã) em Universidade da Beira Interior, muitos estariam longe de pensar a dimensão que a instituição ganharia nos dias de hoje. Mas a verdade é que a meta de atingir cinco mil alunos, na altura, apontada pelo primeiro reitor, Passos Morgado, seria amplamente ultrapassada, sendo que hoje a UBI tem mais de 6700 e dá emprego a cerca de 700 pessoas.

A UBI nasceu, a bem dizer, em 1973. Quando, na altura, um grupo de pessoas lideradas por Duarte Simões deu origem ao Instituto Politécnico da Covilhã. Que só o seria durante meia dúzia de anos, já que em Setembro de 1979, em decreto-lei, é criado o Instituto Universitário da Beira Interior. Depois, sete anos mais tarde, a transformação em universidade. A 28 de Março de 1986, o NC dá conta, na sua primeira página, da publicação do decreto-lei do Ministério da Educação e Cultura, no dia 20, que cria a UBI. Uma boa nova muito bem recebida na cidade, com o então primeiro reitor, Passos Morgados, a recordar que a diferença entre um instituto e uma universidade, "não reside no seu grau de saber, nem nas exigências de qualificação do seu corpo docente nem mesmo nos alunos que a frequentam. Reside essencialmente no leque de recursos que tem. Oferece cursos em todas as áreas do saber, e um instituto limita-se a um número mais reduzido" dizia o então reitor, ao NC.

Quando o Governo de Cavaco Silva se decidiu pela criação da UBI, a ideia era criar um campus universitário de raiz, com novos edifícios, em terrenos que, na altura, Passos Morgado reclamava para a instituição. "Uma verdadeira universidade não se constrói em dois hectares, mas no mínimo em 30 ou 50" assegurava. Mas o certo é que a UBI se fez, sobretudo, em edifícios de antigas fábricas que tinham vivido o período áureo da Manchester Portuguesa, mas que face à crise nos lanifícios, caíram.

(Reportagem completa na edição papel)

João Alves

UBI / Instituto / Interior / Universidade / Beira / Passos / Universitário / Covilhã / altura / Politécnico

Passos Morgado / Duarte Simões / Passos Morgados / Cavaco Silva / Instituto Universitário da Beira Interior