NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

MepiSurfaces planeia nova fábrica para chegar aos 200 trabalhadores

2018-05-03

00:00    00:00

A empresa de polimentos de precisão, que trabalha para marcas de luxo, espera no próximo ano começar a construir uma nova nave.
Em 2019 a Mepi Surfaces, empresa de polimentos de precisão, espera iniciar a construção de uma nova fábrica no concelho, no Parque Industrial do Tortosendo, que vai permitir alargar a actividade a outros domínios e chegar a um mínimo de 200 trabalhadores em 2021. Um investimento superior a cinco milhões de euros.

A nova unidade vai ser criada num terreno de seis mil metros quadrados, próximo do Parkurbis, e terá capacidade para acolher todo o processo de produção, "desde trabalhar o metal até à entrega ao cliente da peça final", explica Pascal Emonin, director do Grupo Sycrilor FMI, que detém a Mupi Surface.

A empresa, que em Junho do ano passado ampliou as instalações no Parque Industrial do Canhoso, aumentou para 115 os postos de trabalho, com pessoas que trabalham apenas na área do polimento. Na futura fábrica será possível ter tecnologia mais avançada, nomeadamente a "usinagem em 3D", o que vai permitir que todo o processo de fabrico seja feito no grupo e dessa forma criar mais 200 empregos. Um número que poderá ser superior, adianta o responsável, se forem contabilizados os postos que não ficam directamente ligados à produção.

Zona com interesse estratégico
Pascal Emonin frisa que o parque industrial atractivo, a proximidade à auto-estrada, a mão-de-obra qualificada e a colaboração da autarquia ajudaram na escolha do local para o investimento, mas avisa que para a sua concretização, em que se promete empenhar, vai ser necessária a "ajuda da Câmara Municipal da Covilhã e também do Estado".

O director sublinha ainda a intenção de recorrer a financiamento. "Vamos precisar de investimento próprio, mas também de instituições financeiras portuguesas", realça.

Para construir o novo pavilhão do que vai ser a Mepi 4 Life Desenvolvimento a empresa estima um investimento de dois milhões de euros, a que se somam mais 3,9 milhões em equipamento e criação de ateliers.

Segundo o responsável, tem sido fácil conseguir recrutar funcionário, mas especialmente sem experiência. Para formação a Mepi prevê um investimento de 50 mil euros. Na futura unidade vão ser necessários, para além de polidores, também engenheiros químicos.

O grupo franco-suíço produz joalharia para marcas de luxo de renome mundial, como a Cartier, Tiffany, Montblanc, Louis Vuitton, Dior e Hermès. A FM Sycrilor Industries tem cinco fábricas do sector em França e na Suíça.

Vítor Pereira, que na última terça-feira, 24, assinou com a empresa um protocolo de colaboração para a monitorização do investimento, mostrou-se satisfeito com a perspectiva de criação de mais emprego na futura fábrica de mecânica de precisão e manifestou-se agradado com "este valor acrescentado para as exportações do concelho".



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local Covilhã

Palavras-Chave
trabalhadores / espera / investimento / chegar / empresa / Tortosendo / Parque / Industrial / Mepi / fábrica

Entidades
Parkurbis / Pascal Emonin / Cartier / Tiffany / Louis Vuitton

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Sol da Roménia explorado por empresa covilhanense

Enforce constrói a maior central fotovoltaica daquele país...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL