NEWSLETTER MEDIA
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário
O Arquivo Web do Notícias da Covilhã. Explore o passado deste jornal centenário O Arquivo Web do Notícias da Covilhã.
Explore o passado deste jornal centenário

Há mais crianças em risco

2019-05-08

00:00    00:00

O número de processos aumentou e no ano passado foram seguidas 231 situações, a maioria relacionadas com quadros de violência doméstica.

O número de processos acompanhados pela Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) em Risco da Covilhã aumentou, com 117 novas situações no ano passado e um total global de 231 casos.

A grande maioria das situações está relacionada com crianças que vivem em agregados onde há registo de violência doméstica, o que obriga legalmente à sinalização dos menores. São 69 crianças e jovens que são seguidos devido a um enquadramento de violência doméstica ou exposição a comportamentos que possam comprometer o seu bem-estar e desenvolvimento.

Seguem-se as situações de negligência, 28, seja por motivos de saúde, de falta de supervisão ou ausência de acompanhamento devido. Em 19 casos o motivo são os comportamentos dos próprios jovens, que podem afectar o seu bem-estar e desenvolvimento e os pais não consigam controlar a situação. O abandono ou absentismo escolar é a razão que levou a sinalizar 17 menores.

Os dados de 2018 foram apresentados na última Assembleia Municipal da Covilhã, realizada dia 30, por Catarina Mendes, representante do órgão na comissão alargada da CCPJ.

Segundo a eleita socialista, a esmagadora maioria das situações, 81, são sinalizadas pelas forças de segurança, seguidas dos estabelecimentos de ensino, em 32 ocasiões. "As escolas estão cada vez mais voltadas para combater o absentismo numa fase inicial", acentua a representante da Assembleia Municipal na CCPJ.

(Notícia completa na edição papel)



Autor
Ana Ribeiro Rodrigues

Categoria
Local

Palavras-Chave
risco / crianças / processos / passado / CPCJ / situações / aumentou / violência / Protecção / doméstica

Entidades
Catarina Mendes / Comissão de Protecção de Crianças e Jovens / CPCJ / Risco da Covilhã / Assembleia Municipal da Covilhã

Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original

partilhe!

veja também

Mais casos de violência doméstica

Na Cova da Beira, por ano, surgem 120 novos casos...

Há cada vez mais filhos que batem nos pais

Violência contra idosos cresce no distrito...

VOLTAR À PÁGINA INICIAL