Novo presidente eleito.
O actual vice-presidente do Instituto Politécnico da Guarda (IPG) Constantino Rei foi eleito na passada quarta-feira, 7, presidente da instituição para os próximos quatro anos, num acto eleitoral que foi candidato único.
Segundo José Alves, presidente do Conselho Geral do IPG, o novo dirigente foi eleito por 31 dos 33 elementos daquele órgão (professores, alunos, funcionários e representantes da comunidade) com 22 votos a favor, oito brancos e um nulo. O responsável adianta que o resultado da eleição vai para homologação para o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior e a tomada de posse de Constantino Rei, que sucede a Jorge Mendes, deverá ocorrer em Setembro.
Constantino Rei, que já dirigiu a Escola Superior de Tecnologia e Gestão da Guarda, é doutorado em Economia. No final do ato eleitoral disse à Lusa que no mandato para que foi eleito procurará "credibilizar" a imagem do IPG e "apostar na qualidade e no desenvolvimento da instituição, numa interacção cada vez maior e mais frequente com a comunidade envolvente, com as organizações, as instituições e as empresas". O presidente eleito assume que pretende trabalhar para que aquele estabelecimento de Ensino Superior continue a contribuir "para o desenvolvimento da região" da Guarda. Adianta que irá dar prioridade ao processo de construção de novas instalações para a Escola Superior de Saúde, no recinto onde estão instaladas as escolas superiores de Tecnologia e Gestão e de Educação, Comunicação e Desporto, por reconhecer que as actuais - junto do hospital - "não são digas de uma instituição de Ensino Superior".
Constantino Rei reconhece que o momento não é o mais indicado para a realização de grandes investimentos, mas anuncia que, ainda este mês, o "programa preliminar" do projecto deverá ser apresentado à tutela, para que a obra seja candidatada ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).
O actual presidente do IPG, Jorge Mendes, que exerce funções há cerca de 11 anos, lamenta não ter concretizado a obra das novas instalações da Escola Superior de Saúde, indicando que "o processo está adiantado". "Se o Ministério der o seu aval, o IPG conseguirá em Setembro ou Outubro fazer uma candidatura ao QREN", adianta, admitindo que ficará "muito contente" se a obra começar no terreno "no próximo ano". Jorge Mendes também afirma que quando passar o testemunho ao presidente agora eleito, a instituição ficará "em boas mãos".
O IPG possui as escolas superiores de Saúde, de Educação, Comunicação e Desporto, Tecnologia e Gestão, Turismo e Telecomunicações, frequentadas por cerca de três mil e 900 alunos.
Autor
Notícias da Covilhã
Palavras-Chave
IPG / Superior / Rei / Constantino / Tecnologia / eleito / Guarda / presidente / Instituto / Politécnico
Entidades
Constantino Rei / José Alves / Jorge Mendes / Instituto Politécnico da Guarda / IPG
Artigo Preservado pelo Arquivo.pt
→ Ver Original
João Queiroz, Santos Silva e António Fidalgo na corrida à UBI...
Câmara quer que trabalho meritório do CHCB seja reconhecido...